Polícia

Empresária morta por asfixia pode ter sido vítima de latrocínio

Marido e amiga conversaram com a empresária através de mensagens de celular até a meia-noite

A população do município de Rorainópolis acordou com a triste notícia da morte da empresária e servidora pública da União Joicilene Camilo dos Reis, de 47 anos, conhecida carinhosamente como Joice Camilo. Ela foi asfixiada durante um possível crime de latrocínio que aconteceu dentro de sua residência, no bairro Andaraí, na madrugada dessa segunda-feira, dia 2.

Quem encontrou o corpo foram dois funcionários da vítima. Ambos relataram à Polícia Militar que chegaram para trabalhar e depois de entrarem no terreno, por volta das 8h, iniciaram a limpeza do quintal estranharam o fato de Joice não ter acordado e decidiram averiguar o que havia acontecido.

Eles encontraram a porta de um pequeno depósito aberta. Ao lado do depósito, uma porta que dava acesso à sala também estava aberta e quando entraram, encontraram o corpo da vítima de bruços, com mãos amarradas com fios elétricos e sem qualquer sinal vital. Muito assustados e em total desespero, os funcionários chamaram a Polícia Militar que comprovou a veracidade dos fatos.

Os policiais, por sua vez, acionaram o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que confirmou o óbito e observou que o corpo apresentava rigidez cadavérica, portanto a vítima já estava morta havia mais de seis horas. A porta principal da sala estava fechada e não havia sinal de arrombamento. O interior do imóvel foi revirado pelos criminosos que deixaram as portas do guarda-roupa abertas e roupas espalhadas pelo chão.

O local foi isolado pela PM até a chegada da Perícia Criminal e do rabecão do Instituto de Medicina Legal (IML). A perícia constatou que a morte aconteceu por asfixia. No muro lateral da residência da vítima há marcas de escalada, de modo que os bandidos podem ter entrado e saído pulando o obstáculo. No terreno ao lado, há uma casa abandonada.

O esposo da vítima chegou ainda pela manhã ao imóvel. Ele contou que estava trabalhando em São João da Baliza e que tinha viajado por volta das 12h do domingo, dia 1o, por isso dormiu fora de casa, mas manteve contato com Joice por meio de mensagens pelo celular, inclusive, conversou com ela pela última vez em horário próximo à meia noite e tudo estava dentro da normalidade.

Uma amiga da vítima também estava no local e disse que na noite do domingo deixou Joice em casa, por volta das 21h e depois disso conversaram por mensagem até meia noite.

Os policiais militares contaram que ainda não têm suspeito e que o caso seria investigado pela Delegacia de Rorainópolis. A reportagem da Folha entrou em contato com o Delegado Cid Guimarães e ele informou que as equipes já estão em diligência, na intenção de esclarecer os fatos.

O corpo foi removido para Boa Vista para ser examinado no Instituto de Medicina Legal (IML) e foi liberado para os familiares realizarem o funeral que vai ocorrer até as 17h desta terça-feira, 3. O sepultamento está marcado para acontecer no Cemitério Campo da Saudade, bairro Centenário, às 17h30.

SUSPEITA – A principal suspeita é de que os criminosos tenham entrado para roubar valores em dinheiro dos trabalhos que a vítima realizava com decorações de eventos, bufê e arrecadação de ações sociais. No entanto, um familiar explicou que Joice não guardava nada em casa e todo o dinheiro que arrecadava na caminhada “Passos que salvam”, nos últimos anos, fazia de forma imediata depósito na conta bancária da instituição que gerencia as finanças do Hospital de Amor de Barretos.

Joice Camilo morava em Rorainópolis há aproximadamente 10 anos, fez diversos amigos, tornou-se um exemplo de empresária e seu negócio, especializado em organização de festas e outros eventos, tornou-se referência. Além disso, nos anos em que coordenou a caminhada “Passos que Salvam”, dedicou-se totalmente à venda de kits e fez outras ações em prol do Hospital de Amor.

A Prefeitura de Rorainópolis decretou luto oficial de dois dias no município e amigos decidiram fazer uma caminhada na tarde do sábado, 7, para pedir paz. Eles convocaram a população para participar com vestes brancas ou com a camisa da Campanha “Passos que salvam”. (J.B)