NA PENITENCIÁRIA
PM encontra túnel com 30 metros de extensão
Um total de 14 túneis foram encontrados no presídio somente este ano
Por João Barros
Em 12/10/2018 às 08:53
Três buracos e um túnel já concluído, de 30 metros de comprimento, foram encontrados (Foto: Divulgação)

Uma ação realizada pela Polícia Militar, em parceria com agentes da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc), resultou no encontro de um túnel que já estava pronto, prestes a servir como mecanismo de fuga para os detentos da Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc), na zona rural de Boa Vista. A ação foi iniciada por volta das 7h30 e encerrada às 13h de ontem, dia 11.

Com mais essa escavação, um total de 14 túneis foram encontrados no presídio somente este ano. Conforme o comandante do Comando do Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar, coronel Elias Santana, a operação tinha como objetivo identificar buracos e túneis que servem como pontos de fuga. “Visava marcar a presença real da Polícia Militar dentro do perímetro do presídio e, na ocasião, nós encontramos alguns buracos. Eles foram tapados. Também aproveitamos para fazer uma limpeza em todo o perímetro interno da Pamc para melhorar a visibilidade dos policiais que atuam nas guaritas”, explicou.

Quanto ao número de policiais envolvidos na ação, o coronel não divulgou porque disse que é uma estratégia não revelar o efetivo, por uma questão de segurança. “Mas estavam presentes o efetivo do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e de alunos da Academia de Polícia. Tudo saiu a contento, dentro do planejado. Imaginamos que, com a ação, iremos oferecer melhores condições de segurança para a nossa população durante o feriado”, finalizou Santana.

O túnel iniciava na área da Unidade Prisional conhecida como “Cadeião”, onde ficam os presos do regime fechado e já tinha sido concluído, com saída para área externa do prédio, no entanto, ainda dentro dos muros da Pamc.

SEJUC – A Secretaria de Justiça e Cidadania informou, por meio de nota, que a equipe de inteligência do Grupo de intervenção Tática (GIT) com apoio do Bope entrou na Pamc para realizar uma ação de limpeza rotineira. “Na oportunidade, os agentes verificaram a estrutura da unidade, onde foram encontrados três buracos e um túnel já iniciado de aproximadamente 30 metros na ala 14, assim evitando a tentativa de fuga dos reeducandos. Os buracos já foram tapados e o túnel concretado”, informou a Sejuc.

A Secretaria ressaltou ainda que na manhã de ontem também foi realizada uma operação de revista na Cadeia Pública Feminina para verificar irregularidades. A ação aconteceu após os agentes daquela unidade prisional terem encontrado na quarta feira, dia 10, a porta de uma cela da unidade cerrada e precisavam evitar uma possível fuga.

“Após os acontecimentos da quarta feira, os agentes realizaram logo pela manhã uma revista geral. Durante a operação foram encontrados pelo menos seis pedaços de ferros pontiagudos, uma faca de mesa e uma serra, além de mais uma janela com a grade serrada”, citou.

Para concluir, a Sejuc informou que um Processo Administrativo Disciplinar (PAD) foi aberto para apurar e identificar todos os responsáveis. (J.B)

***
Gostou?
0
0
Ciella Yearwood disse: Em 12/10/2018 às 06:21:12

"Deveriam contratar esses caras pra trabalhar na CAER. "