Polícia

PF prende suspeitos de pichar casas de policiais

Grafias fazem alusão à facção criminosa; presos foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo

Dois homens foram presos pela Polícia Federal (PF) acusados de promover, por meio de pichações, facções criminosas em Roraima. As prisões preventivas, ocorridas ontem, 29, foram determinadas pela Vara de Entorpecentes e Organizações Criminosas. Se condenados, os envolvidos podem cumprir penas que ultrapassam 13 anos.

A Polícia Federal informou ainda que para as investigações foi instaurado inquérito policial a fim de investigar pichações feitas em frente a residências de agentes de segurança pública em Boa Vista. As grafias, que faziam alusão a uma facção criminosa e a um de seus dirigentes, são similares às que estão sendo feitas durante a prática de outros crimes no Estado, como furto e vandalismo em escolas.

“As pichações com menção à facção criminosa configuram o crime disposto no artigo 2º da Lei 12.850 de 2013, que é ‘promover, constituir, financiar ou integrar, pessoalmente ou por interposta pessoa, organização criminosa’, cuja pena, de até 8 anos, é aumentada nos casos em que a organização criminosa faz emprego de arma de fogo ou mantém conexão com outras organizações”, detalhou a PF.

Os infratores podem responder, também, pelo crime do artigo 65 da Lei de Crimes Ambientais, com pena de até um ano de detenção. Segundo a polícia, foram expedidos três mandados de prisão preventiva, de forma que um dos alvos se encontra foragido. Dois dos envolvidos possuem antecedentes criminais por furto e corrupção de menores, e o terceiro informou que já esteve preso na Venezuela acusado de ser cúmplice em um homicídio. Os presos foram encaminhados para a Penitenciária Agrícola de Monte Cristo (Pamc).