PF deflagra operação de combate à compra de votos

O órgão cumpre neste momento cinco mandados expedidos pela 8ª Zona Eleitoral; Um candidato a deputado estadual era um dos beneficiados do esquema

Restando sete dias para o início do primeiro turno, a Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira, 1º, a Operação Cheque Benefício. A ação tem como finalidade a desarticulação de um esquema de compra de votos em troca da concessão de benefícios previdenciários.

Ao todo, estão sendo cumpridos cinco mandados em Boa Vista, sendo quatro deles de busca e apreensão e um mandado de prisão preventiva. Os pedidos foram expedidos pela 8ª Zona Eleitoral do Tribunal Regional Eleitoral de Roraima (TRE-RR), após representação em Inquérito Policial.

De acordo com a PF, as investigações apontam para a atuação de associação criminosa que facilitava a concessão fraudulenta de benefícios previdenciários em troca de votos para um candidato a deputado estadual, nas Eleições deste ano.

“Conforme levantado pela Polícia Federal, os principais beneficiados pelo grupo eram pessoas idosas, que recebiam laudos falsos de um médico envolvido no esquema. O candidato já foi indiciado pela PF por cometimento de crimes eleitorais no pleito de 2014”, destacou o órgão.

 A PF estima que as fraudes, caso não fossem descobertas, resultariam em prejuízos para a previdência superior a casa dos R$ 650 mil. As investigações contaram ainda com o apoio do Ministério Público Eleitoral e da Força-Tarefa Previdenciária.

CHEQUE BENEFÍCIO – O nome da operação desta segunda-feira remonta à fraude investigada, comum nesta época, de ludibriar eleitores prometendo a facilitação ou mesmo a efetiva concessão de benefícios previdenciários em troca do voto, enganando e lesando milhares de pessoas.