Cotidiano

PF cria Centro Integrado para fiscalizar eleições

O efetivo policial será distribuído nos municípios com alta incidência de conflitos e crimes eleitorais

A Polícia Federal criou o Centro Integrado de Comando e Controle das Eleições 2018 (Cicce). O centro atuará com o apoio de 14 instituições e órgãos públicos federais até o dia 8 e de 22 a 28. Funcionará de forma semelhante à já experimentada durante os grandes eventos ocorridos no Brasil entre os anos de 2013 a 2016, monitorando situações sob responsabilidade da PF em todo o país.

SEGURANÇA REFORÇADA

Além do apoio das Forças de Segurança Nacional já autorizado pelo TSE, Amazonas, Pernambuco e Roraima receberão reforços de policiais federais lotados em outras unidades.

O efetivo policial será distribuído nos municípios com alta incidência de conflitos e crimes eleitorais.

Para combater as práticas criminosas no dia da eleição, o delegado da Polícia Federal, (PF), Alan Robson Ramos, afirma que a atuação da PF obedece criteriosamente o que prevê a Legislação Eleitoral, bem como as normas previstas Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

“A Polícia Federal em todo Brasil reforça o efetivo para atuar nas eleições, pois temos a obrigação legal. Atuamos com reforço de outras unidades”, disse o delegado.

Nesse período mais próximo das eleições ele explicou ainda que a PF trabalha de forma mais efetiva em cima de todo infração eleitoral.

“Atuamos para que os eleitores possam ir as urnas exercer o direito de forma tranquila e com segurança. Desde a abertura até a divulgação dos eleitos, nos estaremos trabalhando. Depois das eleições nós passamos a investigar os crimes que ocorreram”, detalhou Alan Robson.

Ele lembra ainda que o crime mais cometido neste período é de fato a compra de votos, e quem for pego envolvido nesta infração, se comprovada a culpa, ele pode pegar até quatro anos de prisão.

DENÚNCIAS

O CICCE tem um email disponível para receber denúncias: [email protected]. No caso das chamadas fake news, a PF explicou que ao receber uma denúncia encaminha à Justiça Eleitoral.

Se autorizada a investigar o episódio, a corporação aprofundará a apuração.