Cotidiano

Operação Finados encerra com registro de acidente fatal

As infrações com maior incidência foram excesso de velocidade e alcoolemia

A Polícia Rodoviária Federal (PRF-RR) divulgou o balanço com dados de acidentes e fiscalização durante a “Operação Finados”, iniciada a meia-noite do dia 1º de novembro e encerrada às 23h59 do último domingo, 4.

Em Roraima, as fiscalizações ocorreram em pontos de risco, com maior probabilidade de acidentes de trânsito e cometimentos de crimes. Além do reforço de efetivo, grupos especializados também foram destacados para aumentar a segurança viária durante o tráfego de veículos no fim de semana.

O objetivo das ações foi prevenir e diminuir o número de acidentes nas rodovias federais de todo o Brasil, bem como de contribuir com atividades de segurança pública ao longo do feriado prolongado.

Em relação ao mesmo período de 2017, o número de acidentes diminuiu, mas a gravidade deles aumentou. Ano passado, foram registrados quatro acidentes, mas nenhum com gravidade. Já nesse feriado, foram registrados dois acidentes, um acidente fatal, que resultou na morte de uma pessoa e outra ferida gravemente na BR-174, próximo a ponte sobre o rio Uraricoera, na tarde de sábado, 3.

O número de infrações de trânsito diminuiu em relação ao mesmo período de 2017, sendo a irregularidade mais flagrada o excesso de velocidade. No entanto, esta também apresentou redução em relação aos demais feriados deste ano e de 2017.

Foram capturadas 65 imagens de veículos trafegando acima da velocidade máxima permitida. Ao todo, foram fiscalizados 550 veículos durante a operação. Cerca de 120 testes de etilômetro (bafômetro) foram realizados e quatro motoristas foram flagrados dirigindo sob efeito de álcool.

Um deles foi encaminhado à delegacia por apresentar resultado etílico que também configura crime de trânsito previsto no artigo 306 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB).

Na mesma ocorrência, uma passageira, também embriagada, foi presa pelo crime de desacato durante abordagem da equipe de agentes. Ela expressou diversos xingamentos aos policiais enquanto estes realizavam a verificação das pessoas e do veículo que transitava de forma desordenada na BR-174, em Boa Vista. A passageira foi conduzida à Polícia Federal para responder pelo crime cometido.

Acidente fatal – De acordo com o relato da equipe que atendeu o incidente de tráfego, um veículo modelo S10 seguia em direção à Pacaraima na BR-174, quando na altura do km 575 em Boa Vista, próximo à ponte sobre o rio Uraricoera, capotou e saiu da pista.

No acidente, o passageiro acabou morrendo no local e o condutor foi resgatado pelo Corpo de Bombeiros Militar e encaminhado ao Hospital Geral de Roraima. A PRF ainda está realizando o levantamento das possíveis causas do acidente.