Saúde e Bem-estar

Oftalmologista indica cenoura na dieta para uma visão saudável

Oftalmologista Amarildo Melo tira dúvidas sobre o consumo da hortaliça

Pode parecer pouco provável mas, sim, a alimentação também interfere na saúde da visão, já que existem nutrientes que atuam na proteção dos órgãos, entre eles os olhos. Esses nutrientes são capazes de proteger a visão de doenças degenerativas, como a catarata ou a degeneração macular relacionada à idade.

A cenoura é uma boa aliada por ser rica em vitamina A, de acordo com o oftalmologista Amarilo Melo, porém, ela sozinha não é capaz de trazer uma cura. O especialista explica que a deficiência dela no organismo é capaz de causar a cegueira noturna e dificuldade de enxergar em lugares mais escuros.

“Os legumes de cor amarelada e alaranjada são ricos e vitamina A. Além da cenoura, há outros exemplos: batata-doce, manga e mamão. Brócolis, espinafre e ovo também contêm o nutriente. Mas é importante destacar que o consumo de cenoura por si só não faz a visão melhorar”, diz.

Oftalmologista Amarildo Melo explica como a cenoura pode ser uma aliada de uma visão saudável

Isoladamente, a cenoura não é suficiente para assegurar a saúde dos olhos de ninguém. Mas, associada a outros alimentos e combinada com cuidados regulares como visitas ao oftalmologista, uso moderado de equipamentos eletrônicos, utilização de óculos escuros, a ingestão de cenoura ajuda a manter a saúde ocular em dia.

Alimentos com vitamina C também são aliados, principalmente, por que eles atuam contra o desenvolvimento da degeneração macular relacionada à idade ou senil, além de ajudarem a postergar a catarata. Segundo o oftalmo, a vitamina C é vitan na ajuda a reduzir a pressão intraocular em pacientes com glaucoma.

“Entre os benefícios, a vitamina C ainda ajuda a reduzir a pressão intraocular em pacientes com glaucoma. E não precisa ser apenas a laranja, alimentos como acerola, tomate, couve, kiwi e limão também são ricos no nutriente”exemplifica.

Para Amarildo, o melhor apostar numa alimentação equilibrada, diversificada, saudável e bem colorida de preferência. “Adotar uma alimentação saudável faz bem para o organismo de modo geral, incluindo os olhos” relata.

O que evitar?

O açúcar em excesso pode ser um vilão para a saúde, principalmente para a visão. O descontrole da glicemia ou açúcar no sangue em uma pessoa diabética por exemplo, predispõe que ela apresente uma doença chamada de retinopatia diabética.

A cenoura é uma boa aliada por ser rica em vitamina A

Se a pessoa já tiver esta alteração do olho provocada pelo diabetes, então ela pode piorar a retinopatia e a visão se o açúcar permanecer alto no sangue. Neste caso, o paciente deve evitar a farinha branca também. É preciso lembrar que o ingrediente  também está “escondido” em outros alimentos, como os industrializados” diz.

Publicidade