Cotidiano

Obra de asfaltamento está atrasada e moradores sofrem com poeira

Pavimentação deveria ter sido concluída em maio por empresa contratada pela Prefeitura de Boa Vista

KATTY MORAIS

Colaboradora da Folha

Moradores da rua Bergamo, no bairro Centenário, zona oeste de Boa Vista, afirmam que sofrem com a poeira por falta de asfalto na via, que há mais de quatro anos não é concluído, apesar de já existir projetos de pavimentação. Segundo os residentes, durante o período chuvoso, as obras foram paralisadas por causa das chuvas, no entanto, com a chegada do período seco, o trabalho foi retomado, mas há dez dias a obra voltou a parar.

A obra municipal de drenagem, terraplanagem, pavimentação asfáltica e urbanização no valor de R$ 2.309.309,5 teve início no mês de novembro de 2017 com o prazo de 180 dias para a entrega, estando cinco meses atrasada. Desde o início das obras, os moradores se sentem prejudicados pelo número de buracos feitos na rua, pela lama durante o período chuvoso e atualmente com a poeira em excesso, causada pelo tempo seco.

A estudante Alessandra Souza, moradora da via há mais de 11 anos, relatou os problemas enfrentados pelas pessoas que residem no local. “Há mais de quatro anos, a situação é a mesma. Geralmente as obras são iniciadas próximo do inverno, quando as máquinas deixam as ruas praticamente intrafegáveis, no entanto, com a chegada da chuva a obra acaba sendo abandonada. Quando o período chuvoso acabou, o município iniciou novamente a raspagem das ruas, porém, há duas semanas as obras estão novamente paralisadas”, contoua moradora.

Há alguns meses, o problema da via era a lama, porém hoje um dos principais problemas é a poeira que toma conta de todas as residências situadas na localidade. “Os moradores fizeram um abaixo-assinado para a prefeitura, requerendo a continuidade do trabalho, foi devido a isso que o município retornou às obras, no entanto, fomos abandonados novamente. Na minha opinião, isso não passa de um grande descaso público”, opinou Alessandra Souza.

Para a estudante, uma das principais dificuldades em conviver com a poeira envolve as crianças e os idosos que moram no local. “Minha filha de sete anos fica com a respiração cansada, o filho da minha vizinha, que mora em frente à minha casa, constantemente tem ficado doente, e ao lado da minha residência mora uma senhora, que também tem sofrido com relação a problemas respiratórios”, relatou.

A dona de casa Isabel Alencar da Costa, de 56 anos, diz se sentir realmente prejudicada, principalmente pelo fato de seu esposo estar se recuperando de uma cirurgia. “Há muito tempo a situação da rua é a mesma. No inverno sofremos com a lama e no verão com a poeira. A rua já estava soterrada, quando decidiram mexer nela novamente. Com isso, a poeira se tornou inevitável. Meu esposo fez uma cirurgia da próstata recentemente e nem sequer posso abrir a porta para entrar um ar puro, pois os médicos explicaram que ele não pode tossir. Meu marido tem ficado no quarto o tempo inteiro. Para a minha sorte, possuímos uma central de ar, caso contrário não teríamos como ficar na nossa própria casa”, lamentou.

“Não tem problema nenhum de organizar a via, o ponto negativo é que o município abandona as obras, sem dar nenhuma satisfação aos moradores e, para piorar, demoram a retomar os trabalhos, causando um série de problemas aos moradores do local”, acrescentou a moradora.

A equipe da Folha esteve no local e viu de perto o drama vivenciado pelos moradores. Há poeira e barro nas laterais das vias e, em alguns terrenos abandonados. Nessa localidade quase todas as vias estão asfaltadas, exceto a rua Milão e a rua Bérgamo. O posto de apoio da firma que realiza o projeto fica na rua Nápolis. De acordo com um funcionário, que não quis ser identificado, o fato de a obra estar parada tem a ver com a falta de materiais para realizar uma das últimas etapas do asfaltamento.

PREFEITURA – A equipe da Folha entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista, no entanto, não obteve resposta até o fechamento desta matéria. (K.M)