Cotidiano

Novo Dia D de vacinação acontece hoje

Recomendação do Ministério da Saúde é a última tentativa para vacinar crianças contra doenças infecciosas

ANA PAULA LIMA

Editoria de Cidades


Por conta da baixa cobertura vacinal em todo o país, o Ministério da Saúde recomendou que todos os municípios que não atingiram a meta realizassem um segundo Dia D de vacinação contra sarampo e a poliomielite neste sábado, 1º. Roraima vai atender as orientações e abrirá os postos de saúde dos municípios do interior que ainda não atingiram a meta. Já a Capital Boa Vista, mesmo registrando menos de 50% da meta, não irá aderir ao Dia D de vacinação.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesau), o município de Caracaraí teve os melhores resultados de cobertura vacinal, registrando 117,3% contra poliomielite e 111,39% contra o sarampo. Em seguida, destaca-se o município de Caroebe com 106,33% para pólio e o município de Pacaraima, com 115,74% para sarampo.

Boa Vista teve, desde o começo da campanha, somente 49,62% de crianças vacinadas contra a poliomielite e 47,92% para o sarampo. Segundo informou a assessoria de Comunicação da Prefeitura de Boa Vista, em não aderir ao dia D, irá adotar outras estratégias de imunização, como a vacinação em creches e escolas.

Assim como a Capital, o município de Mucajaí também não irá atender a recomendação do Ministério da Saúde, mesmo com apenas 52% de cobertura.

“A orientação do Ministério da Saúde é que os municípios com um índice abaixo de 95% participem de mais um dia D, neste sábado, com a disponibilização de pontos estratégicos de vacinação ou abrindo Unidades de Saúde”, explicou o gerente do Núcleo Estadual do Programa Nacional de Imunizações, Rodrigo Danin.

Em março a campanha teve início após o surto de sarampo em Roraima, onde já registrou mais de 300 casos confirmados da doença e quatro mortes, outros 70 casos ainda estão em investigação. A relação do surto está com o vírus que está circulando na Venezuela, onde enfrenta um surto da doença desde 2017.

NÃO ATINGIRAM A META – A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 95% em todos os municípios. A disponibilidade das vacinas será feita nas Unidades Básicas de Saúde.

Os municípios que não conseguiram atingir a meta contra poliomielite, além de Boa Vista e Mucajaí, foram os municípios de Iracema com 53,73%, São Luiz com 73,53% e Alto Alegre, registrando 71,55%. Em relação a sarampo, Iracema teve apenas 33,56%. Alto Alegre ficou com 70,77%, e São Luiz com 73,53%. 

Em Alto Alegre será feita ainda uma busca ativa, onde as equipes irão visitar as casas à procura de quem ainda não tomou a vacina. Além da busca ativa, Alto Alegre vai atender no Centro de Saúde Ana Pereira e Centro de Saúde João Mariano Costa.

O local de vacinação em Iracema será na Unidade Mista Irmã Camila e no Posto de Saúde Ana Hipólito, na Vila Campos Novos. Em São Luiz a vacinação será no Centro de Saúde Regina Ribeiro Paiva e no Posto de Vila Moderna