Saúde e Bem-estar

Novembro é o mês da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido

Cada vez mais, jovens apresentam os sintomas de surdez ou zumbidos

Os riscos do zumbido nos ouvidos não atingem apenas os idosos, um mal que atormenta a vida de muita gente e que pode estar relacionado à perda de audição. E com o dia a dia cada vez mais barulhento, até mesmo os mais jovens podem apresentar sintomas como os zumbidos.

De acordo com o otorrinolaringologista Mauro Shimitz, os sintomas afetam cerca de 15% das pessoas ao longo da vida, tornando-se mais frequentes em adultos e idosos, porém os jovens não estão ilesos de mostrarem os problemas.

Segundo o médico, a doença pode ter diversos fatores e para encontrar a cura é necessário fazer uma investigação na rotina do paciente. A cura é dependente da sua causa, entretanto, não existe um medicamento para resolver o problema, sendo recomendado um tratamento que envolve uso de aparelhos auditivos, terapias de som, melhorias no sono entre outros.

“Sempre que o paciente sentir esse zumbido ele precisa procurar por um especialista, nesses casos, o médico irá investigar se trata de sintomas de diabetes ou hipertensão, ou se trata de uma grande exposição do ouvido ao barulho que pode causar traumas acústicos”, relata.

Segundo o médico, ainda há casos que ocorrem dentro do ouvido. Estruturas internas que estejam danificadas por produtos químicos, alta exposição ao calor ou até mesmo objetos inseridos dentro do ouvido podem provocar o zumbido.

“Caso algum inseto tenha adentrado o local e causado o mal-estar, ou até mesmo o excesso de cera e infecções podem causar isso. Dependendo da causa, é possível que exista o tratamento e a cura, mas ainda assim, é difícil prometer a cura para o paciente, já que após o aparecimento, é difícil remover completamente o sintoma desse paciente”, relata o médico.

Para encontrar a cura é necessário fazer uma investigação na rotina do paciente (Foto: Divulgação)

Novembro Laranja

Com o intuito de alertar a respeito desse problema de saúde, criou-se  o Novembro Laranja. O mês marca o período da Campanha Nacional de Alerta ao Zumbido, promovida pelo Instituto Ganz Sanchez, primeiro centro latino-americano de tratamento a pesquisar sobre o problema.

O objetivo principal desse movimento, que ocorre no país inteiro, é chamar a atenção da população para o zumbido no ouvido, um problema que vem crescendo dia após dia e já começa a atingir faixas etárias cada vez menores.

Através da divulgação diária de informações e dicas sobre o assunto durante o mês inteiro, procura-se lembrar às pessoas da importância da prevenção e do cuidado com a audição, por meio de dietas, medicamentos e uso de aparelhos auditivos