Cotidiano

Nível do rio baixa, mas prefeitura ainda aguarda recursos federais

Preocupação da Prefeitura de Caracaraí é que recursos, solicitadas com decretação de situação de emergência, cheguem com muito atraso

O nível do Rio Branco em Caracaraí está baixando. Nos últimos 15 dias, o nível da água baixou de 9,6 metros para 7,95 metros. As famílias começaram a voltar aos poucos para suas casas e todas as vilas do município já estão com acesso liberado. As informações são da Defesa Civil do município.

Apesar da boa notícia, o decreto de situação de emergência por parte do município, comunicado ao Governo do Estado no dia 9 de julho, ainda está em vigor, segundo a prefeita de Caracaraí, Socorro Guerra. “Ainda estamos aguardando que o Governo Federal reconheça a nossa situação emergencial. Até o momento, estamos nos virando na reestruturação das estradas com ajuda do povo e da Defesa Civil. E só”, contou.

O chefe da Defesa Civil em Caracaraí, Michael Souza Peixoto, afirmou que também reconhece a necessidade do suporte federal para o órgão, uma vez que problemas estruturais, causados pelas enchentes, ainda precisam ser reparados. “Por enquanto, continuamos aguardando Brasília. Só depende do Governo Federal. Sabemos que o processo para a liberação de recurso é bem burocrático, mas ainda estamos pedindo socorro, pois há pontes e estradas que precisam ser reparadas, coisa que nosso orçamento não permite”, frisou.

Michael Peixoto também destacou que teme acontecer o mesmo que aconteceu no ano passado, quando o decreto emergencial foi feito durante período chuvoso, mas a verba federal chegou para Caracaraí seis meses depois. “No ano passado, também decretamos situação de emergência durante as enchentes. Só que o dinheiro chegou até nós seis meses depois. Daí já nem havia mais com o que utilizar os recursos, então eles foram devolvidos. Nesse ano, estamos esperando que o recurso venha mais rápido, pois ainda há muito o que reparar, mesmo após essa diminuição do nível da água. Sem falar que o risco de enchente não acabou, pois o inverno só acaba final de agosto”, relatou.

Em relação à situação de vilas que ficaram isoladas por conta das enchentes, chefe da Defesa Civil em Caracaraí afirmou que todas elas já podem ser acessadas, mesmo que alguns acessos apresentem pontes quebradas. Ele relatou que os caminhos podem ser contornados facilmente com um carro de grande porte. “Desde sexta-feira, 20, que já dá para acessar qualquer vila do município. Em alguns casos, um carro pequeno pode ter dificuldades, mas veículos de grande porte estão passando tranquilamente. No perímetro urbano, ainda há duas famílias que estão alojadas em uma creche, que é a única unidade de educação que ainda não retornou às aulas”, afirmou.

Quanto ao andamento das operações no município, Michael Peixoto relatou que novas vistorias ainda serão feitas para que a segurança de famílias desalojadas, principalmente nas vilas, seja garantida. “Precisamos ainda fazer uma nova vistoria antes de levar qualquer pessoa de volta para a casa daqui para frente. Pois, mesmo com o nível da água mais baixo, ainda pode haver problemas com o pós-enchente, como doenças e animais. Temos que garantir que as famílias sejam levadas para um lugar que garanta a segurança delas”, concluiu. (P.B)