Cotidiano

Nível do Rio Branco subiu com chuvas deste domingo

O Boletim Hidroclimático da Femarh apontou 86,7 mm de chuva na capital e 3,0 em Caracaraí.

O mês de setembro tem apresentado um volume atípico de chuvas, contribuindo com a elevação do nível do Rio Branco em quase 20 cm.

Segundo o  meteorologista da Femarh (Fundação Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos) , Ramon Alves, o mês de setembro trouxe chuvas acima do nível normal. O Boletim Hidroclimático da Femarh apontou 86,7 mm de chuva na capital e 3,0 em Caracaraí.

“O quantitativo de chuvas pode ser considerado sim atípica, porém não é o valor muito extremo. Visto que já tivemos, há alguns anos atrás, chuva próxima de 200 mm” relatou.

De acordo com a Defesa Civil Municipal, neste domingo, 09, choveu mais de 100 mm, 30% do previsto para todo o mês, causando acúmulo de águas em diversos pontos da cidade.

“Apenas nas últimas 24h, o nível do rio subiu quase 10 centímetros. O acúmulo de águas nas vias durante as chuvas pode ser explicado pelo fato de Boa Vista ser uma cidade plana cercada pelo Rio Branco e cortada por 7 igarapés: Caranã, Caxangá, Frasco, Pricumã, Grande, Paca e Mirandinha. Estes, que já estão cheios por conta do período atípico, recebem diretamente o impacto das vazantes do rio” disse por meio de nota.