Cultura

Música, dança, teatro e artes plásticas fazem parte de programação na Casa do Neuber

Estudantes de artes fazem uma intervenção cultural na Casa do Neuber. A ideia é que o público participe da confecção das obras de arte

Música, dança, teatro e artes plásticas fazem parte da programação desta quinta-feira (17) na Casa do Neuber. Organizada por estudantes do curso de Artes Visuais da Universidade Federal de Roraima, o objetivo é realizar uma intervenção cultural com várias manifestações artísticas. 

Na ocasião, os artistas convidados expõem seus trabalhos enquanto o público poderá participar produzindo e contemplando as peças.

O evento conta com a participação dos artistas: Neuber Uchôa com a apresentação da música “Cruviana”; Odélia Rodrigues Medeiros com a instalação “Cantinho Macunaíma” e sua arte em crochê; Grupo de teatro Companhia Devaneios com a performance “Antropofagia em Macunaíma”; Vinícius Luge com suas aquarelas “Água com pigmento” e Georgina Sarmento com “Ilustrações Bordadas”.

A ação faz parte do Grupo de Estudo e Pesquisa Cruviana: Educação, Arte e Intercultura. De acordo com a professora, Ivete Souza da Silva, a intervenção cultural tem como proposta o tema “Antropofagia e Parangolé na Terra de Makunaima”.

“O tema desta ação faz referência à Antropofagia Cultural Brasileira ocorrida no Brasil na década de 1920, a série de obras Parangolé do artista plástico e performático Hélio Oiticica e ao Estado de Roraima na figura de Makunáima personagem da lenda indígena do povo Makuxi”, explica.

Um dos objetivos é discutir e partilhar as manifestações artísticas existentes no Estado de Roraima. “Esperamos que através das intervenções que o público vivencie um pouco da Arte feita no Extremo Norte da Amazônia Legal brasileira”, reforça.

Segundo ela, a Casa do Neuber foi escolhida por ser um local acessível onde o público poderá vivenciar uma experiência artística performática.

“A ‘Casa do Neuber’ é um espaço aberto, que desenvolve e acolhe atividades artísticas e culturais do e no Estado, congregando principalmente artes plásticas e música, atuando no fomento da construção cultural e identitária de Roraima e dos roraimenses”, diz. A Casa do Neuber está localizada na Rua Paulo Pereira, 206, no bairro São Francisco.

Serviço
Intervenção Cultural
Data: 17 de maio – quinta-feira
Local: Casa do Neuber
Hora: 21 horas