Cultura

Mulheres Viajantes realizam roda de conversa para trocar experiências

A programação inclui três palestras, sorteio de brindes e uma roda de conversa com as viajantes

Ser mulher e ter o sonho de conhecer o mundo: uma meta que, muitas vezes, pareceu ser impossível de alcançar. Com o objetivo de auxiliar e incentivar o público feminino a colocar os pés na estrada, um grupo de três amigas experientes em viagens resolveu promover o 1º Encontro de Mulheres Viajantes. O evento ocorre no dia 24 de junho (domingo), das 14h às 18h, no Pátio Roraima Shopping. 

Medo, insegurança, não saber “por onde começar” são apenas alguns dos fatores que impedem ou adiam a realização do sonho de viagem em vários casos. Como economizar? Quais medidas de segurança devem ser adotadas? Como conseguir hospedagem gratuita no mundo? O que fazer primeiro? Essas são algumas das respostas que as participantes irão obter.

O encontro será apresentado pela publicitária e turismóloga Jordana Cavalcante, do site jôviajou.com, pela jornalista Andréa Santiago e pela assistente pedagógica Georgina Urabac. As três conheceram, viajando sozinhas, mais de dez países. 

Segundo Jordana, a ideia do evento surgiu após a procura de outras mulheres, através das redes sociais, por dicas de como realizar uma viagem sozinha. Ainda de acordo com ela, o encontro já existe em São Paulo e agora será ofertado também em Boa Vista.

“Percebemos essa necessidade e resolvemos nos unir para dividir nossas experiências com outras mulheres. Somos três amigas e cada uma com um perfil diferente: uma solteira e sem filhos, uma casada e sem filhos e uma casada e com um filho de cinco anos. Isso é para mostrar que tudo depende de planejamento e que as mulheres, independente da situação, podem e devem desbravar o mundo”, disse.

A programação do encontro inclui três palestras, sorteio de brindes e uma roda de conversa, onde as mulheres poderão contar suas histórias de viagens e tirar dúvidas sobre como conhecer as cidades ou países que desejam.

“As mulheres vão entender esse processo como algo transformador. Vamos falar das nossas experiências, passar quais os cuidados devem ser tomados, quais os aplicativos necessários e que nos ajudam, quais são as palavras-chaves, como fugir de alguns assédios, entre outras coisas”, garantiu a turismóloga.

O objetivo é instrumentalizar as futuras viajantes, assim como desmistificar algumas verdades pré-estabelecidas em relação a ser mulher e viajar sozinha. “Há cada vez mais mulheres viajando sozinhas; inclusive de bicicleta ou carona. É um processo gradativo. O aprendizado trazido por esta experiência é transformador”, recomendou.

O encontro acontecerá no espaço Pátio Cultural, localizado no segundo piso do shopping. Para o gestor de Marketing Rafael Pflueger, o evento é uma forma de encorajar ainda mais as mulheres e também incentivá-las a cruzar fronteiras. 

“Somos totais parceiros. Encontros de mulheres viajantes é uma realidade no Brasil, no mundo e está muito presente em movimentos nas redes sociais. Estamos honrados em fazer parte do primeiro realizado em Roraima e felizes em poder contribuir de alguma forma”, enfatizou Pflueger.

PARTICIPANTES – Para participar do I Encontro de Mulheres Viajantes foi necessário preencher uma ficha disponibilizada gratuitamente nas redes sociais da @JôViajou. No total, 25 vagas foram ofertadas e preenchidas em menos de uma semana. No entanto, devido à procura, novas vagas serão disponibilizadas no dia do evento. Basta ir até o local. Vale ressaltar que todas as participantes deverão levar um quilo de alimento não perecível, que será doado a famílias de venezuelanos posteriormente. 

O QUÊ: 1º Encontro de Mulheres Viajantes 

QUANDO: 24 de junho, domingo

ONDE: Pátio Cultural, no Pátio Roraima Shopping

QUE HORAS: das 14h às 18h

QUANTO: Doação de apenas um quilo de alimento não-perecível