Cultura

Mostra exibirá vídeos experimentais premiados

Evento contará com a participação de Selda Vale e Aurélio Michiles

A Mostra de Cinema Universitário “Saberes Amazônicos” inicia amanhã (15), a partir das 18h30 no Centro Amazônico de Fronteira da Universidade Federal de Roraima (CAF/UFRR). O primeiro dia será marcado por apresentações musicais, exibição de filmes e mesa redonda.

A mesa redonda “A pesquisa em cinema e os desafios de filmar na Amazônia” contará com a presença de Selda Vale da Costa, doutora em Ciências Sociais e coordenadora do Núcleo de Antropologia Visual (NAVI/UFAM), do cineasta e documentarista Aurélio Michiles e do jornalista e diretor cinematográfico Thiago Briglia (Platô Filmes), com a mediação do jornalista e sociólogo Éder Rodrigues (UFRR).

A Mostra é um evento cultural que tem por objetivo fazer circular filmes autorais e independentes produzidos nos estados da Amazônia e será realizada até o dia 17 de junho, no CAF. Todas as sessões terão debates gravados entre os realizadores, público e convidados especiais.

O evento atende uma demanda crescente de realizadores, produtores, exibidores, artistas, professores e acadêmicos em geral que têm buscado exibir, conhecer e discutir o conteúdo da produção fílmica na Amazônia, promovendo o debate em prol de uma política cultural para o cinema, o uso do cinema como instrumento educacional e a contribuição dos saberes para ampliar a consciência socioambiental.

Nesta edição, são apresentados curtas de cineastas dos estados do Amazonas, Acre, Amapá, Pará, Rondônia, Roraima que são exibidos em cineclubes, mostras alternativas, universidades, comunidades, internet e outros circuitos em constante construção.

Além disso, a Mostra exibirá diversos vídeos experimentais de um minuto produzidos por acadêmicos e premiados nos três concursos de vídeo minuto da UFRR e curtas realizados no âmbito de oficinas e cursos de graduação em Roraima.

“A Mostra nesta edição levará ao público a riqueza da diversidade social e das histórias da Amazônia brasileira. São filmes feitos por realizadores que filmam e moram na Amazônia”, explica o jornalista Éder Rodrigues, coordenador da Mostra em Roraima.

PROGRAMAÇÃO

15/06 – quarta-feira
18h30
Apresentação musical: banda Jam Rock
Mesa de abertura – cerimonial

FILMES
Mãos de outubro (PA)
Davi contra Golias: Brasil Caim (AM)
Fronteira em combustão (RR)

20h30 – Mesa redonda A PESQUISA EM CINEMA E OS DESAFIOS DE FILMAR NA AMAZÔNIA Selda Vale da Costa (NAVI/UFAM); Aurélio Michiles; Thiago Briglia (Platô Filmes); Mediação: Éder Rodrigues (UFRR).

16/06 – quinta-feira
18h30 – exibição de filmes:
Multivíduo Sincrético Glocal (RR)
O Barco do Mestre (AP)
Kene Yuxi (AC)
Luto, logo existo (RR)
A Era do Ouro (RO)

20h30 – Mesa redonda: O CINEMA COMO INSTRUMENTO DE REFLEXÃO SÓCIO-AMBIENTAL com Prof. Vladimir Souza (UFRR); Prof. Paulo Sarmento (UERR); Mediação: Éder Rodrigues.

17/06 – sexta-feira
18h30 – exibição de filmes

Mostra minuto Roraima
Nosso tempo (RR)
A fronteira (RR)
Trabalho escravo VS Direitos Humanos (RR)
Cadê a Água (RR)
O amanhã (RR)
Mostra Roraima
O estranho (RR)
O último lamento (RR)
Pulsação Submersa Subversiva (RR)
Ainda não (RR)
O índio e o Karaiwa (RR)

Sessão especial
Carniça (AM)
20h30 – Mesa redonda: PRODUÇÃO, INCENTIVO E OPORTUNIDADES: O CINEMA DO EXTREMO NORTE DO BRASIL com
Luiz Cláudio Duarte; Luciano Alvarenga; Jorge Macêdo; Alex Pizano
Mediação: Éder Rodrigues.

A mostra recebe o apoio da Rede de Audiovisual de Roraima, Núcleo de Antropologia Visual da Universidade Federal do Amazonas (NAVI/UFAM) e Núcleo de Rádio e TV Universitária da UFRR.

Acesse aqui fanpage do evento.
https://www.facebook.com/cinema2016saberesamazonicos/