Cotidiano

Mostra exibe filmes gratuitos nessa segunda e terça

O filme "Eles não usam black-tie" fala sobre os conflitos da classe trabalhadora no final dos anos 70

Durante os dois últimos dias da programação, a Mostra de cinema e Direitos Humanos exibirá a programação de filmes e documentários durante todo o dia ,  no Sesc Roraima, avenida João Barbosa, 143, bairro mecejana.Nesta segunda-feira (03), às 15h30, será exibido o curta-metragem “Sociedade Etiquetada”, dirigido por Helena Creczynski e às 19 horas “ O que é isso, companheiro?” filme dirigido por Bruno Barreto.

Para o último dia do evento, nesta terça-feira (04), a programação terá início às 8h com a “Mostrinha” filmes indicados para toda a família e encerrando a mostra, às 16h, o filme “ Eles não usam Black-tie” de Leo Hirszman . A exibição faz parte da programação da 12ª mostra de cinema e direitos humanos que teve início no dia 24 deste mês e segue até dia 4 de dezembro.

Os filmes abordam as diversas temáticas dos Direitos Humanos, como memória e verdade, questões de gênero, população negra, população indígena, população LGBT, imigrantes, direito das pessoas com deficiência, direito da criança, direito dos idosos, direito da mulher, direito à saúde, direito à educação, diversidade religiosa e meio ambiente.

Para permitir a acessibilidade, todas as sessões contam com closed caption, e  em sessões selecionadas haverá áudio descrição e Libras. Os espaços onde ocorrem as exibições também possuem estrutura acessível para receber os diferentes públicos, além de contar com a programação em Braille para consulta.

Direitos Humanos

A Declaração Universal dos Direitos Humanos surgiu em 1948 como um grito de liberdade e o clamor por respeito, contra o fascismo e as milhões de mortes da 2ª Guerra Mundial. Segundo a Diretora de Promoção e Educação em Direitos Humanos do MDH, Juciara Rodrigues, a Mostra promove ações públicas que transcendem governos, por isso já está em sua 12ª edição.

Homenagem – Com mais de 70 filmes no cinema, o ator e diretor Milton Gonçalves, homenageado na Mostra, é um dos mais prolíficos artistas do país. Presente nas telas e palcos desde a década de 50, participou da história da televisão, do teatro e do cinema brasileiros. Sua versatilidade dramática e seu talento venceram as barreiras que normalmente são impostas aos artistas negros no país.

Sobre os filmes

Sociedade Etiquetada

Duração: 5 minutos

Sinopse :Fernando, um homem gay, vive em uma sociedade que os rótulos sociais, que são dados a nós por outras pessoas, são vistos a olho nu, e ele tem que suportar o dia a dia dentro dessa sociedade cada dia mais cansado.

Tente Entender o Que Eu Tento Dizer

Duração: 1h25

Sinopse:  Tente Entender é um documentário sobre a força do coletivo e da militância na transformação das pessoas e de uma realidade marcada pelas barreiras impostas pelo HIV. Um contraponto à desinformação, o filme mostra que a vida é rica em possibilidades ao acompanhar a vida de 6 personagens soropositivos das mais variadas classes sociais, profissões, orientações sexuais e religiosas em seu cotidiano.

Eles Não Usam Black Tie – 2h14

Duração: 2h14

Classificação: 14 anos

Eles não usam black-tie debruça-se sobre os conflitos, contradições e anseios da classe trabalhadora no final dos anos 1970, na crise final da ditadura militar. Baseado em peça homônima de Gianfrancesco Guarnieri escrita duas décadas antes, o filme adota uma narrativa realista que situa, em pólos antagônicos, a esperança na ação coletiva e a aposta nas saídas individuais, como alternativa de vida para os trabalhadores. Eles não usam black-tie cativou o público e a crítica, e recebeu vários prêmios, entre os quais se destaca o Leão de Ouro no Festival de Veneza de 1981.

A programação completa e as sinopses dos filmes podem ser conferidos no site http://mostracinemaedireitoshumanos.sdh.gov.br

Serviço

12ª Edição da mostra de Cinema e Direitos Humanos

Local: Cine Sesc – Sesc Mecejana

Hora: 19h30

Entrada Franca