Cotidiano

Moradores sofrem com descaso do poder público

Acúmulo de lixo, ruas sem pavimentação e iluminação precária são alguns dos problemas enfrentados diariamente pelos munícipes que residem no bairro Operário

“A realidade que percebemos é que existem duas faces da nossa capital. Uma que aparece bonitinha, toda bem cuidada, com limpeza em dia, e a nossa, com um monte de problemas e nenhuma solução”, relata o funcionário público Franklin Mendes, 41, ao relatar os percalços que ele e outros moradores do bairro Operário enfrentam diariamente.   

Residente do bairro há seis anos, ele relembra o sofrimento que passou durante o período de inverno deste ano. A rua onde mora, a OP-XXI, é apenas uma das várias que estão entregue a própria sorte.

“No inverno, a gente teve que buscar um atalho para poder transitar no bairro, porque na OP-XXI não tem condições. Mais a frente, só para você ter uma ideia, tem uma vala, e uma vez um motorista que estava indo em direção a uma chácara próxima, caiu dentro dela. Foi preciso buscar um caminhão para ajudar a retirar o veículo”, comentou.

A vala relatada por Mendes fica quase que no cruzamento com a rua OP-VI. Além da falta de pavimentação, essas vias também não dispõem de limpeza de rotina e iluminação pública, triplicando os riscos de doenças ou de ataques de criminosos.  

“A última vez que a Prefeitura fez uma limpeza foi há dois anos. De lá para cá nada mais foi feito. Todas as ruas, com exceção daquelas que estão asfaltadas, estão com acúmulo de galhadas e entulho, fora que tem gente que joga carcaça de animais mortos e de restos de objetos. Iluminação pública também é outra coisa que aqui não existe e isso deixa todos com medo”, destacou outra moradora.

O OUTRO LADO – Por meio de nota, a Prefeitura de Boa Vista informou que o bairro Operário segue no cronograma de limpeza previsto pela Secretaria Municipal de Serviços Públicos e Meio Ambiente. Além da retirada de entulhos, será feito também o nivelamento das ruas citadas na reportagem.

Outros detalhes você vai conferir na Folha Impressa desta terça-feira, 2.

Colaborou o repórter Pedro Barbosa.

* Matéria atualizada às 20h45.