Cotidiano

Moradores sofrem com abandono de vicinais no Sul do Estado

Vias de acesso tomadas pela lama e trechos submersos pela água prejudicam a locomoção de todos, principalmente de estudantes e produtores rurais

O descaso com a conservação de estradas tem revoltado moradores de vicinais localizadas no Sul do Estado. Com a intensificação do período chuvoso, a locomoção dos munícipes que residem nessas localidades tem se tornado cada vez mais difícil, prejudicando principalmente estudantes e produtores rurais.

Na Vicinal 24, localizada no município de São João da Baliza, a situação é de extrema calamidade. Com a estrada molhada, a lama passa a ser um grande obstáculo para quem trafega pela região, conforme destaca o morador Adelson Wendling.

“A situação é tão complicada que os moradores tiveram que fazer um desvio dentro do capim, porque não dá para passar pelo meio da estrada. A gente até brinca com a situação, dizendo que a região é um verdadeiro circuito de rally, mas é vergonhoso ver aquilo, porque é algo que penaliza principalmente as crianças e as pessoas idosas”, contou.

Outra moradora relatou que teve dificuldades para chegar à sede do município por conta do acumulo de lama na estrada. Segundo ela, seu filho havia sofrido um pequeno acidente, mas que ainda assim o ferimento precisava de curativos em um posto de saúde.

“Como sangrava muito, a gente precisava levar ele até um posto de saúde, para fazer um curativo. Quase não consegui passar pelo atoleiro e aí fiquei imaginando que se fosse um problema mais grave, meu filho poderia até corre risco de vida”, disse ela.

Ainda segundo os moradores, a competência da recuperação de estradas na região é de competência da Prefeitura e que várias reclamações foram feitas a respeito da situação, mas que até agora nada foi resolvido. A reportagem entrou em contato com a Administração Municipal e aguarda resposta.

TRAVESSIA DE RISCO – Em Rorainópolis, também na região Sul, estudantes que moram na Vicinal 37 precisam fazer uma arriscada travessia para chegar até a escola. O caso foi denunciado nesta segunda-feira, 18, por moradores da localidade.

Nas fotos que foram encaminhadas para a nossa equipe de reportagem, é possível ver que além do péssimo estado de conservação da estrada, um pequeno trecho acabou ficando submerso pela água, o que obriga as crianças a terem que seguir o restante do trajeto a pé.

Assim como no caso dos moradores da Vicinal 24, em Baliza, a responsabilidade da manutenção da estrada também é do poder público municipal. De acordo com o prefeito do município, Leandro Pereira, plano de recuperação de estradas de vicinais já está montado, aguardando somente a finalização de processo licitatório para o início dos trabalhos.

Ainda segundo Pereira, outros recursos vinculados a Sudam e ao DNIT devem ser liberados para o município somente após o fim do período eleitoral deste ano. Esse montante prevê não só a recuperação de estradas, mas também a construção de pontes.  

*Matéria Atualizada às 18h47.