Cotidiano

Moradores se mobilizam para ajudar esposas de militares

Uma campanha para a arrecadação de alimentos está em curso e os atos públicos vão continuar até que o Governo pague os salários atrasados

No segundo dia de manifestações em Rorainópolis, município da região Sul, moradores iniciaram neste sábado, 3, uma campanha de arrecadação de alimentos em prol dos familiares de bombeiros e policiais que estão sendo atingidos com o atraso de salário dos servidores públicos do Estado.

Pela manhã, parte de grupo de mulheres estiveram realizando uma passeata pelas principais ruas da sede do município. A intenção dos atos é cobrar do Governo uma resposta enérgica para a normalização do pagamento, conforme explica Maria do Socorro dos Santos.

“Como localidade do interior do Estado, a cidade inteira está sentindo os reflexos dessa falta de pagamento. A população de Rorainópolis e os empresários estão nos apoiando, porque o bombeiro, o policial militar e civil estando sendo dinheiro, a economia do município também fica comprometido”, afirmou.

Iniciado no fim da tarde de ontem, 2, durante o Feriado de Finados, as manifestações das esposas de policiais militares estão se concentrando no prédio do 3ª Companhia Independente de Polícia Militar de Fronteira (3ª CIPMFron), situado na comunidade de Ouro Verde.

Moradores estão arrecadando alimentos para ajudar familiares de militares (Foto: Divulgação)

Segundo Andréia Alves, os atos vão continuar até que o governo pague os dois meses de salários atrasados.

“É um ato pacífico e nós vamos continuar concentradas no quartel da PM, esperando uma resposta até o dia 10 sobre esse pagamento. Esperamos que a governadora pague os nossos esposos, caso contrário nós tomaremos uma decisão mais enérgica. Nós já não estamos mais tendo condições de viver nessa situação. As contas estão acumuladas e não temos nem o básico para dar aos nossos filhos. Fica muito difícil aceitar esse tipo de coisa”, completou.

OUTRO LADO – Por meio de nota, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) informa que, em razão da alteração da ordem de prioridade do recurso disponível em caixa, por determinação judicial, está sendo priorizado o pagamento do duodécimo dos Poderes, bem como a dívida pública.

“Nesse sentido, a agência bancária está cumprindo a referida decisão, e até o dia 9 de novembro, a folha de pagamento referente ao salário de setembro do restante do funcionalismo público será paga”, destacou a pasta.

 Ainda segundo a Sefaz, na medida em que a arrecadação de impostos for contabilizada nas contas do governo, será iniciado pagamento de salário de servidores, referente ao mês de outubro.