Cotidiano

Moradores plantam bananeiras em protesto contra situação de rua

Os problemas teriam iniciado há cerca de 2 anos, após a conclusão de obras de esgoto na região

Cansados de esperar por uma solução por parte das autoridades municipais, os moradores da rua Lindolfo Bernardo Coutinho, no bairro Tancredo Neves, promoveram na manhã de domingo, 16, um protesto para lá de inusitado.

Nos buracos que se formaram por conta da falta de manutenção, os munícipes da localidade plantaram bananeiras. Essa foi à forma que eles encontraram de pedir providências daqueles que deveriam olhar para os anseios da população.

“A Prefeitura já foi chamada inúmeras vezes para resolver o problema e até hoje nunca resolveram. Os senhores vereadores que eram para fiscalizar o que o poder público deveria estar fazendo também não se manifestam. Esses buracos são uma armadilha para quem passa por aqui. Quem sabe agora eles não tomam uma providência”, destaca um morador que pediu para não ser identificado.

A FolhaWeb esteve no local e constatou que a situação rua é de fato que foi relatado pelos moradores em fotos e vídeos que foram postados em redes sociais. Morador do bairro desde o seu surgimento, o pedreiro Antônio Alfredo, de 52 anos, contou que sem sempre a situação de sua rua foi caótica.

“Essa rua nunca teve problema algum, o abandono dela por parte das autoridades ocorreu agora, cerca de uns dois anos para cá. Alguns vizinhos já até comunicaram a Prefeitura, que sequer encaminha uma equipe para avaliar o que pode ser feito”, disse.

Ainda segundo Alfredo, a situação de sua rua piorou após a conclusão de uma obra de esgoto na região. “O problema foi que assim que a obra foi concluída, a Prefeitura deveria iniciar os processos de reparo, só que isso nunca aconteceu. Até hoje nós estamos aguardando uma providência. Na última chuva que tivemos, por exemplo, a água chegou a invadir as casas”, comentou.

O que diz o Governo? 

Em nota a Secretaria Estadual de Infraestrutura (Seinf) informa que com relação à situação da rua Lindolfo Bernardo Coutinho, no bairro Tancredo Neves, a implantação da rede de esgoto no local ocorreu há mais de cinco anos, durante a primeira etapa de implantação da rede de esgoto em Boa Vista.  

Atualmente já se encontra na quarta e quinta etapas de execução, e que, à época, foi feita a recomposição asfáltica da via, deixando em boa situação de trafegabilidade.

Foi observado que o problema da buraqueira na via é consequência da falta de manutenção por parte da Prefeitura, responsável pelo serviço de asfaltamento das ruas de Boa Vista.

 Em um vídeo que circula pela Internet, postado por um morador, percebe-se que os buracos são pontuais e não causados pelo afundamento da rede de esgoto, o que caracteriza a falta de manutenção do asfalto.