Cotidiano

Moradores denunciam problema de abastecimento d’água

Moradores da rua Nena Brasil, situada no Bairro União, zona oeste da capital, estão convivendo com problemas de abastecimento de água há cerca de três meses. Em contato com a Folha, os denunciantes informaram que acumulam a água do dia seguinte durante a madrugada, horário em que o abastecimento volta ao normal. Durante o dia, é preciso contar com a sorte ao abrir a torneira.

Há oito anos residindo no bairro, a empresária Mônica Farias pontuou que sempre teve problemas em relação ao abastecimento de água. No entanto, a situação piorou nos últimos meses. Com a constante falta d’água, Mônica armazena o que consegue durante a madrugada. Às 5h, horário que o filho acorda para se arrumar, o fluxo ainda é normal. “Duas horas depois ela já vem fraquíssima, quando vem”, disse.

Mônica informou que, em uma das vilas localizadas na rua, os moradores tiveram problemas de armazenamento, tendo em vista que a água não subia para a caixa. Uma das moradoras, a autônoma Isabela Araújo, confirmou a situação que está passando desde o mês passado, quando se mudou para a região. Para lavar o cabelo durante a noite, a exemplo, é preciso juntar água o dia inteiro.

Outra moradora, que preferiu não ser identificada, relatou que o problema já foi pior no bairro. Ela contou que, há menos de uma semana, precisava ir à casa da filha para lavar roupa, lavar a louça ou simplesmente tomar banho. Na tarde de ontem, 1º, ela declarou que já conseguiu lavar um pouco de louça. “A água ainda tá fraca, mas já começou a cair”, falou.

Segundo os moradores, o caso já foi informado à Companhia de Águas e Esgotos de Roraima (Caerr). Contudo, o problema continua na região. “Eles alegam o aumento da população devido à imigração, outra vez falam que queimou uma bomba, outra vez falam que é preciso um grupo de moradores se unir para ir lá contestar. No final das contas, continuamos na mesma situação”, finalizou a moradora.

OUTRO LADO – Uma equipe da Caerr esteve no Bairro União na tarde de ontem, 1º, e não identificou nenhum problema na rede de distribuição de água. A Companhia esclareceu que o bairro é atendido pelo Centro de Reservação e Distribuição (CRD) do Caranã, o qual opera, atualmente, com duas bombas que estão funcionando normalmente, conforme informações do sistema de controle operacional.

No entanto, a Caerr salientou que, neste período de verão rigoroso, há momentos em que o CRD apresenta uma queda na produção de água, por conta do alto consumo, e torna-se necessário fazer ajustes pontuais, para que a pressão seja normalizada e o nível de produção seja recuperado.

Para melhorar o abastecimento de água na capital, foi realizada a reativação de mais seis poços tubulares, sendo um deles localizado no Bairro União. Cada poço possui aproximadamente 45 metros de profundidade, com capacidade para produzir 50 mil litros de água por hora, o que garante a melhoria no abastecimento de água em alguns bairros da capital, entre eles o União. As estruturas entraram em operação no mês passado e fazem parte do planejamento de trabalho adotado para manter a regularidade no abastecimento de água. Em caso de dúvidas, o cliente pode entrar em contato com a empresa por meio do 0800-280-9520. (A.G.G)

Publicidade