Cotidiano

Moradores da Vila União terão acesso a sete especialidades médicas hoje

A população da Vila União, localizada no Município de Cantá, terá acesso a sete especialidades médicas nesta sexta-feira, 13, durante a realização da Caravana do Povo. O programa oferta outros 70 serviços do Governo do Estado, como expedição de carteira de identidade, procedimentos para regularização fundiária, retirada de segunda via de contas e cursos profissionalizantes. Os atendimentos serão realizados das 9h às 15h, na Escola Estadual Otília de Sousa Pinto.

O atendimento médico e odontológico é um dos principais serviços ofertados pela Caravana, principalmente nas comunidades indígenas, vilas e sedes dos municípios que não dispõem dos especialistas mesmo para consultas particulares e os moradores se veem obrigados a se deslocar até Boa Vista para fazer a consulta. “Com a Caravana, os médicos chegam praticamente na casa das pessoas. É a entrega de um serviço essencial para a saúde da nossa gente que o governo vem proporcionando”, comentou a governadora Suely Campos.

Na Vila União, o atendimento médico será feito por sete especialistas, por meio de 10 médicos nas áreas de oftalmologia, ginecologia, cardiologia, pediatria, clínica geral, urologia e mais cinco dentistas. Além de exames de ultrassonografia feitos pelo ginecologista, e eletrocardiografia, PSA (Antígeno Prostático Especifico) para quem se consultar com o urologista e que auxilia na detecção do câncer de próstata, ótica e farmácia.

Além das consultas, a Carreta Saúde da Mulher oferecerá 80 vagas para exames de ultrassom e mamografia. Mulheres acima de 49 anos de idade não precisam de encaminhamento médico para realização de exame de mamografia na Carreta Saúde da Mulher. Para o atendimento, é necessário apresentar RG (Carteira de Identidade), CPF (Cadastro de Pessoa Física), comprovante de residência, cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e encaminhamento médico, no caso de pacientes com menos de 49 anos.

Os exames de ultrassonografia ficam prontos na hora e são entregues diretamente aos usuários. Já os resultados dos exames de mamografia são todos encaminhados ao Centro de Referência da Saúde da Mulher (CRSM), pois caso seja detectada alguma alteração no exame, o Centro faz uma busca ativa e faz contato imediato com a paciente para dar início aos procedimentos necessários para o tratamento adequado. Caso nada seja detectado, a paciente pode buscar o resultado no CRSM após 15 dias da realização do exame.