Cotidiano

Morador encontra seringas e frascos usados em terreno

Foi durante uma limpeza no terreno que o autônomo Antônio Silva encontrou uma série de descartes irregulares e perigosos dentro da propriedade. Frascos de remédios, seringas e outros materiais de saúde utilizados na campanha de vacinação contra a brucelose foram jogados no local, que fica ao lado da Agência de Defesa Agropecuária de Roraima (Aderr), na Vila Sumaúma, em Mucajaí.

Após perceber do que se tratava, parou imediatamente a capina por receio de pegar alguma contaminação devido à exposição às agulhas das seringas. Pela proximidade com a Aderr, o morador procurou um técnico da agência para informar sobre a situação, mas teve como resposta que o problema não era de responsabilidade do órgão.

Próxima ao local dos descartes, Aderr disse ao denunciante que problema não é de responsabilidade do órgão (Foto: Divulgação)

“Isso foi no dia 7, por volta das 10h, e foi muito desagradável. O técnico me disse que não poderia fazer nada com relação à situação porque existe uma equipe específica para isso. Ele pediu para que eu tomasse as providências”, relembrou. O autônomo disse que foi orientado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para que procurasse uma equipe reguladora no próprio município.

De acordo com o autônomo, foram feitas diversas tentativas de contato com a Vigilância e a Prefeitura de Mucajaí, porém, não conseguiu nenhum retorno. O problema ficou sem ser resolvido e os lixos descartáveis continuam dentro do terreno do morador, justamente por não conseguir formalizar o atendimento e pelo medo da contaminação. “Já fiz várias tentativas, porém não tive contato com eles”, prosseguiu.

Silva reclama que sem conseguir respostas ou formalizar o atendimento, a situação se agrava por aumentar a possibilidade de doenças de outros moradores da Vila. “Pode prejudicar quem estiver andando nas redondezas da Aderr. Inclusive, vários agricultores frequentam a agência e, sem eles perceberem, existem frascos e seringas que estão espalhadas. Não tiveram nenhuma credibilidade para fazer o manuseio desses materiais”, criticou.

BRUCELOSE – A doença infecciosa grave é transmitida entre animais, bovinos, caprinos, equinos e suínos, e para o ser humano. Entre os sintomas no animal, está a queda na produção de leite, retenção da placenta, que pode ocasionar aborto ou bezerros fracos. Nos humanos, febre, suor, dor muscular, inflamação nos testículos e infertilidade são os principais sintomas.

Aderr informa não ter responsabilidade por descarte de materiais biológicos

A Aderr informou, por meio de nota, que o descarte de embalagens e seringas usadas no combate à brucelose não é feito pelo órgão, pois a aplicação da vacina é de responsabilidade de profissionais da iniciativa privada cadastrados no Programa Brucelose e Tuberculose.

“A Aderr poderia até fazer a coleta por se tratar de material biológico, mas não é obrigação da agência. Uma equipe já foi enviada ao local para verificar a situação e tomar as providências”, prosseguiu a nota. Para evitar problemas futuros, a Aderr relatou que vai enviar um documento para todos os profissionais cadastrados no programa informando a maneira correta de descarte do material biológico.

VIGILÂNCIA SANITÁRIA – Por telefone, o titular da Secretaria de Saúde de Mucajaí, Joelson Costa, informou que não tinha conhecimento da denúncia por não ter recebido nenhum comunicado sobre a situação. Afirmou que hoje, 16, será enviada uma equipe da Vigilância Sanitária até o local para verificar a procedência das informações e avaliar quais procedimentos serão tomados. (A.P.L)