Cotidiano

Mobilizações devem agitar início dos trabalhos da ALE

Movimento dos Concurseiros vão acompanhar sessão no plenário e sindicatos prometem protestar em frente à sede do Legislativo

Os trabalhos do Poder Legislativo iniciam com várias mobilizações. Uma das primeiras categorias a confirmarem atos para esta terça-feira, 19, foi a que representa o Movimento dos Concurseiros de Roraima.

De acordo com o assessor de comunicação do grupo, Éder Escórcio Ferreira, a ideia é acompanhar a sessão e buscar junto aos parlamentares da Casa a garantia de inclusão dos concursos públicos na Lei Orçamentária Anual (LOA).

“Essa mobilização já vem sendo discutida desde a sexta-feira passada, 15, e agora é tudo ou nada. É preciso fazer esse trabalho de articulação com os deputados, e com certeza, lotaremos o plenário na sessão de hoje”, disse Ferreira, que ressaltou ainda que concurseiros do interior do Estado devem estar presentes na ALE.

Categorias ligadas a Administração Estadual também confirmaram atos para hoje. A convocação intersindical foi oficializada no fim da tarde de ontem, 18. “Convocamos todos os servidores do Estado de Roraima para a manifestação contra o retrocesso no serviço público e garantias de direitos”, destaca o comunicado.

Assinaram a convocação os presidentes dos seguintes sindicatos: Sindicato dos Profissionais de Enfermagem de Roraima (Sindprer), Melquisedek Menezes; Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Roraima (Sinter), Flávio Bezerra; Sindicato dos Trabalhadores Civis Efetivos do Poder Executivo de Roraima (Sintraima), Francisco Figueira; Sindicato dos Policiais Civis de Roraima (Sindpol), Leandro Almeida; Sindicato dos Agentes Penitenciários de Roraima (Sindape-RR), Joana D’arc Moura; Sindicato dos Técnicos Agrícolas do Estado de Roraima (Sintag-RR), Claudinei Simon; Sindicato dos Fiscais Agropecuários (Sinfea-RR), Gustavo Menezes; Sindicato dos Fisioterapeutas e Terapeutas Ocupacionais do Estado de Roraima (Sinfito-RR), Roselandia Solidade; Sindicatos dos Tecnólogos, Técnicos e Auxiliares em Radiologia de Roraima (Sinter-RR), Douglas Borges; e Sindicato dos Fiscais de Tributos do Estado de Roraima (Sinfiter), Jorge Henrique Teixeira.

Além dos sindicatos, também são esperadas mobilizações por parte de servidores terceirizados e de empresários do transporte escolar, uma vez que ambas as partes aguardam pagamento por parte do Governo do Estado.