Cotidiano

Militares atuarão até final de outubro

Governo Federal prorrogou até 30 de outubro a permanência das Forças Armadas em Roraima

Agentes das Forças Armadas vão permanecer até o dia 30 de outubro em Roraima. A decisão de prolongar a permanência do Exército para a Garantia da Lei e da Ordem (GLO) foi publicada no Diário Oficial da União de ontem, 12.

Presença das Forças Armadas no estado foi autorizada no fim de agosto para garantir a segurança de brasileiros e venezuelanos na capital Boa Vista, e em Pacaraima, município que faz fronteira com a Venezuela e registrou casos de violência contra os refugiados.

As tensões na Região Norte se intensificaram com a chegada dos venezuelanos, que fogem da crise política e econômica que atinge o país vizinho. Entre os episódios que justificam a presença das Forças Armadas, está a do espancamento de um comerciante brasileiro, supostamente cometido por venezuelanos em Pacaraima. O caso gerou revolta na população local, que expulsou os imigrantes e ateou fogo em seus pertences no mês passado.

“O decreto foi renovado com nova validade até o dia 30 de outubro e mantém o nosso poder de polícia nas competências federais e amplia, nos dando poder de polícia nas atividades de abrigamento e apoio dos imigrantes”, explicou o comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, general Gustavo Dutra.

O general citou que no episódio do final de semana passado, no bairro Jardim Floresta, o Exército não poderia atuar, pois a situação ocorreu fora do abrigo.

“Hoje, com a nova extensão do decreto, nas capacidades de abrigamento, temos poder de polícia ali também e a partir de agora vamos fazer patrulhamento nos abrigos, vamos ter autoridade para colocar tropa patrulhando dentro dos abrigos”, informou.

Dutra avaliou a operação como um sucesso. “As pessoas devem ter reparado que as ruas estão mais vazias. A situação na nossa cidade é de compressão e descompressão. Semana passada estava comprimido, hoje está descomprimido. O ritmo da interiorização dos venezuelanos aumentou muito e o número de abrigamento aumentou. A nossa presença nas estradas também coibiu muita coisa”, comentou.

Sobre os imigrantes que estão dormindo ao relento nas proximidades da Rodoviária Internacional de Boa Vista, no bairro 13 de Setembro, o comandante da 1ª Brigada afirmou que eles serão retirados em breve.

“Tem previsão, mas não vamos falar agora para não atrapalhar. Às vezes a população acha que o Exército está protegendo os venezuelanos, mas estamos protegendo nossa cidade e o principal usuário da nossa cidade e do nosso estado é o brasileiro.

Quando a gente tira um venezuelano da rua, ajudamos um venezuelano, mas todo pessoal que mora ao redor foi ajudado também porque não tem mais aquela presença de morador de rua por ali, e quem são essas pessoas? Os brasileiros”, garantiu.

Dutra concluiu dizendo que o efetivo é suficiente. “Já temos um efetivo bastante grande, então não vou aumentar o número de homens, vou aumentar o patrulhamento na região dos abrigos”, finalizou.