Saúde e Bem-estar

Método recapitula o processo do andar, falar e pensar em crianças e adultos

Durante a terapia são realizados exercícios corporais

Atualmente existem diversas maneiras de trabalhar as dificuldades que atingem crianças especiais e pacientes que sofreram alguma perda de habilidades adquiridas.

O Método Padovan de Reorganização Neurofuncional, desenvolvido pela fonoaudióloga e pedagoga Beatriz Padovan, é uma abordagem terapêutica que recapitula as fases do neuro-desenvolvimento, usadas como estratégia para habilitar ou reabilitar o Sistema Nervoso.

De acordo com a fonoaudióloga Dyana Pimentel, o método Padovan recapitula o processo de aquisição do andar, falar e pensar de maneira dinâmica, estimulando a maturação do Sistema Nervoso Central.

“Com intuito de tornar o indivíduo apto a cumprir seu potencial genético e à adquirir todas as suas capacidades, tais como locomoção, linguagem e pensamento. Pode ser usado para reabilitar o paciente que perdeu funções, habilitar crianças com atraso de desenvolvimento ou com transtornos de aprendizagem, hiperatividade, distúrbios e dificuldade de atenção e concentração, TDAH, autismo” explica a especialista.

Durante a terapia são realizados exercícios corporais que recapitulam as fases de aquisição da marcha humana, do rolar ao caminhar. Também são realizados exercícios de reeducação respiratória, sucção, mastigação e deglutição.

As funções orais são consideradas pré-linguísticas e preparam os movimentos da fala articulada, dando base ao processo de comunicação humana e linguagem. Pode-se recuperar funções perdidas, funções nunca adquiridas ou ainda preparar o organismo para que possa adquirir funções e capacidades para as quais tenha potencial.

“O método pode ser aplicado em todas as faixas etárias, do bebê à terceira idade, com excelentes resultados. Para ser aplicado, não necessita sequer da colaboração do paciente, pois não é preciso que seu nível de consciência esteja normal para que as estimulações tenham efeito, e pode ser aplicado em consultórios, em leitos, UTI´s de hospitais e também a domicílio” diz.

Em Boa Vista – RR, na Clínica de Saúde Especializada Titanium, a fonoaudióloga Dyana Pimentel, em formação do método, desenvolve terapias atendendo pacientes autistas, idosos portadores de doenças degenerativas como Alzheimer e Parkinson, bem como pacientes que sofreram danos cerebrais após quadros infecciosos ou vasculares, como meningites e AVCs.