Metade do eleitorado ainda não definiu candidato a deputado estadual e federal

Veja quem lidera a pesquisa para deputado estadual e federal em Roraima segundo o Inope

É elevado o número de eleitores indecisos na escolha de seus candidatos para os cargos de deputados estaduais e federais no estado de Roraima. É o que mostra o levantamento feito pelo Instituto do Norte de Opinião Pública e Estatística (INOPE) e divulgado com exclusividade hoje, 11, pela Folha.

Pelo levantamento, 44,39% dos eleitores não sabem ou não responderam em quem votariam para deputado estadual nas eleições de outubro. Quando questionados, de forma espontânea, sobre a intenção de voto para deputado estadual, aproximadamente nove a cada vinte entrevistados ainda não souberam responder. Como há uma grande variedade de candidatos, naturalmente os percentuais de indicações ficam baixos.

O candidato que obteve maior percentual de indicações (2,56%) foi Jalser Renier, citado por 46 entrevistados. Além dele, outros 11 deputados estaduais já eleitos estão no topo das intenções de voto. Quase 6% dos eleitores entrevistados estão indecisos, enquanto 4,28% afirmam que irão votar em branco ou nulo.

A pesquisa possui nível de confiança de 95% e margem de erro de 2,31% para mais ou para menos. A distribuição de sexo dos entrevistados é de 51% do sexo masculino e 49% do sexo feminino. 

O levantamento de campo foi realizado nos dias 5 a 8 de setembro de 2018, nas zonas urbana e rural e foram entrevistadas 1800 pessoas nos 15 municípios de Roraima, sendo a maioria em Boa Vista. A pesquisa está registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Roraima com o número RR-02706/2018.

Veja no quadro seguinte os percentuais de intenção de voto para todos os candidatos citados pelos entrevistados:

Entrevistados também não sabem em quem votar para deputado federal

Assim como ocorre na intenção de voto para deputado estadual, há um alto índice de eleitores que não sabem em quem votar para deputado federal. De cada vinte entrevistados, cerca de onze (55,44%) não souberam responder em que candidato irão votar para deputado federal. O percentual de indecisos é de 6,39%, enquanto 80 entrevistados (4,44%) afirmam que irão votar em branco ou nulo. O candidato que obteve maior percentual (3,22%) de indicações foi Jhonatan de Jesus, seguido por Dr. Hiran Gonçalves (2,78%). 

Veja no quadro seguinte a distribuição de intenções de voto para todos os 75 candidatos mencionados pelos entrevistados:

Publicidade