Política

Marido da deputada Ione Pedroso chega a Roraima

O empresário José Wallace, foi encaminhado à Cadeia Pública de Boa Vista

O empresário José Wallace Barbosa da Silva, esposo da deputada Ione Pedroso (SD), preso em São Paulo, pela Polícia Federal na última quarta-feira, 9, chegou na madrugada desta quarta-feira, 16, no voo comercial da Latam em Roraima.

Ele é acusado de envolvimento em desvios de recursos públicos e cobrança de propinas nos serviços de transporte escolar do Estado.

O empresário foi conduzido ao Instituto Médico Legal (IML) para exame de corpo de delito e em seguida foi conduzido à Cadeia Pública.

ENTENDA O CASO – A Operação Zaragata foi deflagrada em dezembro e cumpriu dez mandados de prisão preventiva e 12 mandados de busca e apreensão no município de Boa Vista. Os mandados foram expedidos pela 1ª Vara Federal do Estado de Roraima.

O inquérito apurou supostas irregularidades cometidas pelo governo de Roraima em contratação com recursos do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb) por meio de dispensa de licitação emergencial e outras irregularidades, como a cobrança de propinas de empresas responsáveis pelo transporte, falsificação de documentos e fraudes de processos licitatórios entre outras atividades ilícitas.

Em coletiva de imprensa realizada no dia 14 de dezembro, representantes do Ministério Público Federal, Polícia Federal, Controladoria-Geral da União e Ministério Público Estadual chegaram a afirmar que os desvios de recursos públicos do transporte escolar tiveram como principal beneficiada a empresa de José Wallace Barbosa da Silva.