Cotidiano

Mais de 600 veículos serão leiloados pelo Detran

ANA GABRIELA GOMES

Editoria de Cidade

A segunda edição do Leilão 2019, do Departamento Estadual de Trânsito de Roraima (Detran-RR), já tem data marcada. Será nos dias 20 e 21 de novembro na sede da WR Leilões, localizada na Rua das Três Marias, 139, bairro Raiar do Sol. Nesta edição, estarão disponíveis 656 veículos entre seminovos e sucatas, sendo 78 carros e 578 motos. O edital com toda a regulamentação estará disponível a partir da próxima semana, no site detran.rr.gov.br.

Os veículos que participam do processo de arrematação são apreendidos pela fiscalização do Detran por diversos motivos: documentação atrasada, desregularização ou alteração veicular. Uma vez apreendidos e não retirados no prazo de 90 dias, os automóveis se tornam aptos para o leilão. O presidente do órgão, Igo Brasil, assegurou que cada proprietário é notificado três vezes para regularizar a situação e retirar o veículo antes de o leilão ocorrer.

Caso não sejam retirados, cada veículo é vistoriado pelo Detran, que calcula o preço mínimo para o início dos lotes. Interessados em participar desta edição poderão visitar os veículos nos dias 12, 13, 14, 18 e 19 de novembro, das 8h às 17h, na sede da WR Leilões. Pessoas que não moram em Boa Vista, ou que não têm como participar do processo presencial, poderão participar de forma eletrônica. Os lotes já estão disponíveis no site wrleiloes.com.br. 

Para Brasil, o leilão beneficia principalmente os proprietários que estão com problemas e não conseguem se regularizar. Isso porque, com o veículo leiloado, o devido recurso arrecadado é utilizado para ressarcir a dívida. Neste caso, se o dono do veículo estiver com o nome no Serasa ou na dívida ativa, ele deixa de ter. Além de também proporcionar que um novo proprietário movimente o veículo que foi deixado. 

“Quanto mais leilões são realizados, melhor para o cidadão. Tanto para quem está com a pendência, quanto para quem quer adquirir um veículo por um valor relativamente abaixo do de mercado”, frisou. 

Além do pagamento das dívidas do condutor, como taxas, multas e o IPVA, o dinheiro arrecadado com os lotes é utilizado para pagar o leiloeiro e o pátio do Detran. Se após os pagamentos ainda houver dinheiro provindo do veículo leiloado, a quantia em questão retorna para o antigo proprietário.

SUCATAS – Diferentes dos demais veículos, as sucatas a serem leiloadas possuem uma restrição de circulação. Segundo o presidente, o proprietário que arrematar a sucata deverá tirar o chassi e não poderá circular com o mesmo, podendo apenas retirar as peças.