Política

Mais de 50% dos brasileiros veem 'risco Venezuela' no Brasil

Pesquisa foi encomendada pelo Palácio do Planalto durante paralisação de caminhoneiros

Uma pesquisa realizada durante a paralisação dos caminhoneiros pelo Ibope, a pedido do Palácio do Planalto, mostrou que 59% dos entrevistados acreditavam que era possível “acontecer no Brasil o que aconteceu na Venezuela” caso a crise se agravasse. Outros 30% responderam que não acreditavam nessa possibilidade.

A pergunta da pesquisa não especificava o significado de “o que aconteceu na Venezuela”. Entretanto, o país passa por uma grave crise nos últimos anos, com escassez de alimentos e medicamentos. A estimativa é que entre 1,5 milhão e 1,6 milhão de venezuelanos tenham abandonado seu país até o fim de 2017.

Na mesma pesquisa encomendada pelo Planalto, o Ibope perguntou qual era a melhor solução para a crise causada pela paralisação dos caminhoneiros. A antecipação das eleições presidenciais foi defendida por 33% das pessoas, enquanto 28% queriam uma intervenção federal, mesmo número dos que apoiaram que Michel Temer termine seu mandato.

A paralisação dos caminhoneiros foi encerrada na semana passada, após durar cerca de 11 dias. Na segunda-feira, o ministro do Gabinete Segurança Institucional (GSI), Sérgio Etchegoyen, afirmou que o abastecimento de todos os itens já foi normalizado em todo o país.

Com informações de O Globo