Cotidiano

Mais 39 imigrantes serão interiorizados

Após desembarcarem em Brasília, os imigrantes serão acolhidos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde vão almoçar e receber as primeiras orientações.

A Operação Acolhida interiorizou 39 imigrantes oriundos da Venezuela para a cidade Brasília-DF, nesta quinta-feira, 29. Desta vez, a ação foi baseada no Programa Pana (que significa amigo na língua Warao), uma iniciativa da Cáritas Brasileira e da Cáritas Suíça com o apoio do Departamento de Estado dos Estados Unidos (PRM).

Em Boa Vista, o programa funciona por intermédio da parceria entre a Cáritas, Acnur, OMI e Força-Tarefa Logística Humanitária para o Estado de Roraima e visa contribuir com a assistência humanitária e a integração de imigrantes que estejam em situação de vulnerabilidade social buscando reconstruir a vida no Brasil.

Antes de seguir viagem, os imigrantes receberam no Posto de Triagem de Boa Vista, vacinas, passaram por regularização migratória e receberam documentação como: Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM), Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e a Carteira de Trabalho.

Após desembarcarem em Brasília, os imigrantes serão acolhidos na Paróquia Nossa Senhora Aparecida, onde vão almoçar e receber as primeiras orientações. Em seguida, serão acompanhados até casas com mobiliário e equipamentos básicos.

O projeto pretende encaminhar os imigrantes para seis capitais brasileiras (Porto Velho -RO, Recife -PE, Brasília – DF, São Paulo – SP, Curitiba – PR e Florianópolis -SC). O objetivo do programa é acolher e integrar 612 migrantes venezuelanos até o final do ano.

Em todas as capitais, os migrantes receberão uma estrutura de acolhimento que passa pela concessão de aluguéis sociais, itens de necessidades básicas, como alimentos, roupas, kits de higiene pessoal e limpeza, bem como apoio jurídico e psicossocial. Além disso, o Governo Federal, por meio do Exército Brasileiro, vai oferecer alimentação por três meses.