Cotidiano

Mais 20 venezuelanos são enviados para o Nordeste

De acordo com o Exército, parte do grupo será acolhida na cidade de Conde (PB), enquanto outros seguem viagem para Igarassu (PE)

O Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida, realizou nesta quinta-feira, 20, o envio de mais 20 venezuelanos para cidades do Nordeste. A ação faz parte do nono processo de interiorização de imigrantes do Governo Federal, iniciado na terça-feira, 18.

Assim como nos envios anteriores, as atividades de preparação dos imigrantes foram iniciadas por volta das 4h. Inicialmente seriam 30 venezuelanos, mas a listagem acabou fechando em 20 voluntários. Eles saíram do abrigo Rondon 2 para o Aeroporto Internacional de Boa Vista às 7h.

17 imigrantes foram encaminhados para a cidade de Conde (PB), enquanto 3 seguiram viagem para Igarassu (PE). Com mais este enviou, o número subiu para 1.952 interiorizados.

Iniciado em abril deste ano, o processo ocorre de forma voluntária, sendo o escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entidade parceira do Exército e gestora das ações humanitárias nos abrigos, a responsável pela seleção dos voluntários.

Os imigrantes que aderem a iniciativa são orientados e acompanhados até conseguirem se manter nas cidades para onde são destinadas. Antes do envio, eles passam por regularização documental e ações de saúde.

Para esta sexta-feira, 21, o Exército pretende encaminhar mais 30 venezuelanos para a cidade do Rio de Janeiro, encerrando assim a nona etapa.     

Publicidade