Cotidiano

Mais 176 venezuelanos são enviados para cidades gaúchas

A ação faz parte da oitiva etapa de Interiorização de imigrantes do Governo Federal; Os voluntários seguem viagem para Esteio e Canoas

O Exército Brasileiro, por meio da Operação Acolhida, concluiu na manhã desta quinta-feira, 13, o oitavo envio de venezuelanos para as cidades brasileiras. Ao todo, foram embarcados no Boing 767 da Força Aérea Brasileira (FAB) 176 imigrantes voluntários, sendo 90 deles seguem para a cidade de Esteio e 86 para Canoas, ambas no Rio Grande do Sul.

Os trabalhos dos homens da Operação Acolhida foram iniciados por volta das 4h. Os voluntários foram levados de diversos abrigos da capital para o Rondon 2, no bairro 13 de setembro. Por lá, eles passaram pelos últimos acertos junto ao escritório do Alto Comissário das Nações Unidas para Refugiados (ACNUR), entidade responsável pelo acolhimento dos imigrantes nos locais de abrigamento e triagem deles no processo idealizado pelo Governo Federal.

Com esse novo envio, sobre para 1.883 o número de imigrantes interiorizados. As cidades que já acolheram os venezuelanos em situação de vulnerabilidade em Roraima são: Manaus (AM), João Pessoa (PB), Conde (PB), Igarassu (PE), Brasília (DF), Cuiabá (MT), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Goioerê (PR), Esteio (RJ) e Canoas (RS).

A meta do Governo Federal é realizar aproximadamente 400 envios por semana até o fim deste mês. Com a finalização de cada processo, novas vagas em abrigos são abertas, possibilitando a retirada de venezuelanos das ruas. Segundo a assessoria de imprensa da Operação Acolhida, mais de 200 imigrantes foram retirados na ação de hoje.

Outro detalhe revelado essa semana é a abertura de novos abrigos. O Rondon 3, por exemplo, deve ser inaugurado em outubro, enquanto o novo abrigo de Pacaraima deve entrar em funcionamento nos próximos dias, segundo informou a Casa Civil da Presidência da República.