Cotidiano

Mafir é autorizado para abate de bovinos e suínos

Foram abolidas as taxas de abate e de refrigeração que eram de R$10 por cabeça e não é cobrado nenhum outro valor

O Matadouro e Frigorífico Industrial de Roraima (Mafir), administrado pela Companhia de Desenvolvimento de Roraima (Codesaima) está em pleno funcionamento de suas atividades de abate de bovinos e suínos, sendo um dos estabelecimentos do setor autorizados para essa finalidade.

Segundo o gerente da unidade, Denilson Nantes Oliveira, no Mafir são realizados abates diários com a capacidade de produção de 200 carcaças por dia, mas a média de animais que são levados para a matança reduziu para 20 por dia.

Mesmo com a concorrência de outros matadouros os produtores encontram vantagens no Mafir. Foram abolidas as taxas de abate e de refrigeração que eram de R$ 10 por cabeça e não é cobrado nenhum outro valor.

A contrapartida do produtor são os subprodutos que são vendidos pela Codesaima como: carne de cabeça, carne morta, vísceras brancas, cálculo biliar, couro, entre outros. São 21 itens que são comercializados nos postos de vendas da Empresa.

O Mafir continua a abater suínos, mas esta atividade também está muito abaixo da capacidade da unidade. Apenas dois produtores têm levado seus animais para o abatedouro. Semana passada, 12 animais foram para a matança.

Para o gerente, a falta de controle do abate clandestino de porcos e o alto preço da produção contribuem para esta situação. “Mesmo assim estamos preparados para atender a todos os produtores de bovinos e suínos com a nossa capacidade e experiência de 38 anos de atuação neste setor importante da nossa economia”, complementou.

 ABATES CLANDESTINOS – A pouca procura da unidade da Codesaima para os abates de bovinos e suínos aumenta o risco das práticas clandestinas. No caso dos suínos é mais evidente esta preocupação porque o Mafir possui o certificado da Aderr (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) para executar este serviço com condições de higiene e sanitárias adequadas evitando riscos para a população.

A qualidade da carne produzida no Mafir é reconhecida pelos produtores, informa o gerente da unidade, Denilson Nantes. “Gerentes de supermercados já me revelaram que preferem a carne produzida no Mafir porque é mais limpa e de qualidade”, enfatizou. Além disso, o Mafirr conta com a fiscalização de oito técnicos da Aderr que conferem o SIE (Selo de Inspeção Estadual) às carnes lá produzidas. 

Nantes informa que a unidade está se adequando para iniciar o abate de ovinos e caprinos, atendendo mais uma demanda de produtores locais e evitando que estes animais sejam abatidos de forma irregular.

INTERVENÇÃO – Por solicitação do MPT/RR (Ministério Público do Trabalho em Roraima), a juíza da 2ª Vara do Trabalho, Samira Akel, determinou a intervenção na Codesaima por 180 dias com a finalidade de reorganizá-la administrativamente, regularizando a situação funcional e apresentando um projeto de desenvolvimento para a Empresa. Em nenhum momento os interventores propuseram a interrupção dos trabalhos no Mafir, que é o setor mais produtivo da Codesaima.