Cotidiano

Mães de prematuros realizam Piquenique do reencontro

O evento comemora dia mundial da prematuridade

O “Grupo de Mães Pedra Preciosas” nome que faz alusão à Ala do HMI (Hospital Materno Infantil) onde funciona a UTI (Unidade de Tratamento Intensivo) Neonatal, já existe há dois anos e realizou neste sábado, 17, um Piquenique do “Reencontro” em alusão ao dia mundial da prematuridade. O evento ocorreu na Praça do Mirandinha, no bairro Caçarí.

O encontro contou com a participação de uma equipe 30 mulheres, além de médicos e a equipe técnica do Hospital Materno Infantil. Esta é a segunda edição do evento, que teve na programação o Bazar da Lelê, Amigos do Sorriso e a IV Caminhada da Prematuridade.

As mães de prematuros têm muitas histórias para compartilhar. Renata Passos, é uma das mães que precisou deixar o emprego para se dedicar em tempo integral a maternidade. A filha, Helena tem dois anos, nasceu com 36 semanas, e é portadora de osteogênese imperfeita, também conhecida pela expressão “doença dos ossos de vidro”, uma doença rara. Para a Renata, o grupo vai além da necessidade de conscientização.

“Somos amigas no momento de maior dor das nossas vidas, uma entende o sofrimento da outra e a importância de cada evolução dos nossos filhos. Nós sabemos que não é uma coisa inerente a nós, qualquer mulher pode passar por isso, nenhuma dessas mulheres estava preparada para passar por isso. E nós queremos ajudar outras mães, porque não somos as primeiras nem seremos as últimas, e existe vida após o parto prematuro”, afirma.

Para quem trabalha há tanto tempo na Maternidade, acompanhar o progresso do grupo e o desenvolvimento de cada criança é uma realização. Jádila Verônica é técnica em enfermagem na UTI neonatal do Hospital Materno, com 26 anos de profissão ela afirma que cada mãe deve se sentir vitoriosa.

“A data de hoje deve representar uma conquista, e é uma vitória pode presenciar cada prematuro que passou pela UTI,  essa confraternização deve se estender para todas as mães,” finalizou.

DIA MUNDIAL DA PREMATURIDADE- O Dia Mundial para a Prematuridade foi criado em 2009. Atualmente, a data é celebrada em mais de 50 países. O Dia Mundial da Prematuridade foi criado para chamar a atenção para um problema que atinge 15 milhões de crianças todos os anos ao redor do mundo. O equivalente a mais de um bebê em cada dez. No Brasil, 340 mil bebês nascem prematuros todo ano.  O Brasil está em 10º lugar internacionalmente em nascimentos prematuros.