Cotidiano

Madeireiros e produtores rurais são multados após constatação de crime ambiental

De acordo com o Ibama, o valor aplicado ultrapassa a casa dos R$ 15 milhões; A fiscalização na região foi intensificada

Duas madeireiras e dois produtores rurais foram multados em R$ 15,5 milhões por pratica de crime ambiental na região Sul do Estado. Uma investigação realizada pelo Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) constatou que o grupo retirou ilegalmente 15,6 mil metros cúbicos de madeira da Terra Indígena (T.I) Pirititi.

Segundo o Ibama, a fiscalização recolheu com os autuados quase 7.400 toras de madeira, o que daria para carregar até mil caminhões. Estima-se que a extração ilegal tenha gerado um prejuízo de 1.372 hectares de floresta nativa na Amazônia.

Além da multa, o órgão emitiu oito autos de infração contra os indiciados. O material apreendido deverá ser encaminhado para leilão judicial, após definição de entendimento entre o Ibama e o Ministério Público Federal.

Por conta da apreensão, considerada a maior da história no Estado, a fiscalização na região foi intensificada. As equipes do instituto ganharam o apoio do Exército Brasileiro e da Companhia Independente de Policiamento Ambiental (CIPA).