Cotidiano

Lotes para free shops são leiloados

Todos os lotes da primeira fase foram comercializados; Segunda fase será realizado daqui a quatro meses

O leilão para a venda de 64 lotes que integram a primeira fase de implantação dos Free Shops de Bonfim, realizado na sede do município, teve um saldo positivo, segundo avaliação do prefeito de Bonfim, Joner Chagas (PRTB), ao informar que todos os lotes foram comercializados.

De acordo com o prefeito, 13 empresas realizaram a compra dos 64 lotes de um total de 120 a serem disponibilizados em duas fases, localizados na entrada do município em uma área de 7 mil metros quadrados. O edital de licitação para a aquisição dos lotes começou a ser preparado no início do mês de março, após a publicação da instrução normativa no Diário Oficial da União (DOU) no mês de fevereiro.

“Cumprimos todos os prazos regulamentares para disponibilizarmos para as empresas interessadas o edital de aquisição ofertado na modalidade de leilão maior preço. Ao todo, 13 empresas do Amazonas, de Roraima, do próprio Município de Bonfim e da Guiana vão integrar esta primeira fase dos estabelecimentos comerciais”, disse.

Após a realização do leilão, as empresas têm até o dia 25 de junho para realizar o pagamento dos lotes e, dentro de 180 dias, devem iniciar a edificação das lojas. Neste período, devem também se adequar a instrução normativa da Receita Federal sobre a questão dos free shops.

“Nossa estimativa era arrecadar R$ 1,250 milhão com a venda dos 64 lotes, mas no final conseguimos R$ 1,540 milhão. Foi bastante satisfatória a participação dos empresários e isso representa a credibilidade e seriedade neste projeto. Teremos com certeza um grande incremento na economia do município desde a geração de emprego com as obras de construção das empresas e, quando estiverem efetivamente funcionando, o município se tornará um polo turístico. Bonfim larga na frente e vai colher bons resultados”, destacou.

MOMENTO HISTÓRICO – Para o deputado estadual Coronel Chagas (PRTB), que defendeu a implantação dos Free Shops em cidades fronteiriças enquanto estava à frente do Parlamento Amazônico, a venda dos lotes representa o resultado de uma longa luta política. “Com a instalação das lojas no prazo de até 180 dias, Bonfim dará um salto econômico importante. Em todo o país 32 cidades estão aptas a receberem este benefício, sendo 10 somente na região norte. Classifico como um momento histórico para Roraima possibilitando um impulso econômico significativo nestes dois municípios”, observou. (R.G)