Cotidiano

Lojistas criticam obras da Prefeitura no Centro de BV

Comerciantes temem que obra diminua número de vendas e possa causar maiores prejuízos para setor que estava esperançoso com vendas de final do ano

Os lojistas até contam os dias para que o mês de dezembro chegue e as vendas do período mais rentável para o comércio sejam maiores que no ano anterior. Mesmo em meio a uma crise financeira no estado, a perspectiva de lucro continua por parte do setor. Entretanto, alguns comerciantes estão preocupados com uma obra que está sendo feita em frente aos pontos comerciais.

Na extensão da Avenida Sebastião Diniz, no centro da cidade, as esquinas estão todas quebradas e não há nenhuma placa indicativa sobre os motivos da obra. As únicas pessoas que parecem saber o que acontece são os donos dos estabelecimentos, que também foram pegos de surpresa.

Conforme a proprietária de uma loja de roupas, que não quis ser identificada, a situação gera um problema para os clientes que antes utilizavam o espaço para estacionar, dessa forma, prejudicando as vendas. “Fizeram isso na época de Natal e sem nem pensar no empresário, isso que é difícil. Eles simplesmente chegaram e falaram que era um projeto da Prefeitura [de Boa Vista]”, destacou.

A gerente disse que perguntou de um dos funcionários da obra qual a finalidade do projeto e ouviu como resposta que era para implantação da Zona Azul, que é a área destinada ao estacionamento pago de veículos. De acordo com a lojista, a ideia da obra é também colocar uma espécie de barreira no começo das calçadas, impossibilitando que os motoristas utilizem os espaços na frente da loja.

“Só chegaram e pediram para retirarmos os carros e já quebraram tudo. Não deram mais nenhuma informação. Vejo que isso não prejudica só a mim, mas isso pode acabar com o Centro. É errado fazerem isso na época do Natal, ainda mais agora que as pessoas voltariam a receber os salários e a máquina poderia voltar a funcionar”, criticou.

A dona da loja pontuou também que houve falta de planejamento, tanto pela época em que a obra foi iniciada, quanto pela utilidade futura que a área pode servir. Ela acredita que o investimento deveria ter sido aplicado na reparação das calçadas das lojas e residências do local para possibilitar atração para novos clientes.

Na mesma avenida, um local que realiza terapia funcional também está no meio dos principais pontos afetados pela obra. A professora de pintura, que também não quis se identificar, contou que teme pela forma que as pessoas podem ficar se for implantada a Zona Azul.

“Eles deveriam avisar antes de causar esse transtorno, até acertaram o cano da água ali da frente. Falaram que era um meio-fio, então não sabemos. A gente vem com um monte de bagagem para a aula, isso pode nos prejudicar”, afirmou.

BARREIRA – Na Rua Floriano Peixoto, também no Centro, outra obra da Prefeitura de Boa Vista aparenta estar em fase de finalização. Em frente à Escola Estadual Ayrton Senna da Silva, há uma espécie de barreira do asfalto, formando um impedimento ao que anteriormente era destinado a um estacionamento.

OUTRO LADO – A equipe de reportagem entrou em contato com a Prefeitura de Boa Vista para solicitar um posicionamento e saber os motivos da obra, para qual a finalidade e se era para implantação de Zona Azul. Contudo, não recebeu resposta até o fechamento desta matéria. (A.P.L)