Cultura

Livro roraimense conta história de zumbis no Nordeste

A narrativa conta a história de um grupo de zumbis que invadem um lugarejo no cariri paraibano

Mortos-vivos invadem um lugarejo no cariri paraibano e tentam convencer a população de que desastre ambiental está próximo a acontecer. Essa é a sinopse de Novos Cariris Velhos, novo romance do escritor e professor universitário Simão Farias Almeida. O e-book está disponível no blog do autor.

Segundo o escritor, a narrativa conta a história de um grupo de zumbis que invadem uma vila no nordeste do país, tentando ser ouvidos pela população local.

O autor define seu livro como gótico ambiental, a ideia para escrever a história surgiu quando o escritor pensou em quais seriam as catástrofes que poderiam ocorrer no mundo, caso não haja um cuidado da sociedade e dos órgãos públicos em relação ao meio ambiente.

Simão Farias é professor do Curso de Comunicação Social da UFRR (Foto: Divulgação)

“Alguns filmes de terror na história do cinema tinham uma mensagem ecológica subliminar. Em meu romance, a crítica ambiental é o motivo principal do enredo”. O livro também é composto pelo roteiro adaptado para o cinema do romance.

“Meu propósito é alertar as pessoas a respeito dos danos ambientais, utilizando um gênero clássico que também se renova. Os leitores sempre gostaram de histórias com vampiros, zumbis, lobisomens. Agora precisam entender que a destruição da natureza é mais aterrorizante do que qualquer narrativa gótica”, declarou o autor.

Simão Farias é professor do Curso de Comunicação Social da UFRR. A questão ambiental já foi abordada em outras obras do autor, que ao todo já lançou catorze livros, entre eles seis de ficção. Os mais recentes são ‘Representações do tempo no jornalismo de mudanças climáticas e danos ambientais’, ‘Romance’ e ‘A cobertura jornalística de mudanças climáticas em Roraima’ todos lançados em 2018.

Simão define seu livro como ‘gótico ambiental’ (Foto: Divulgação)