Cultura

Livro “Roraima – Nosso Orgulho” é lançado em Boa Vista

Entre tantas informações importantes, se destacam as biografias resumidas de mais de 800 pioneiros

Ao todo são 357 páginas que trazem informações demográficas, geográficas e econômicas, políticas, sociais e culturais sobre os municípios de Roraima, desde sua criação até os dias atuais. Entre tantas informações importantes, se destacam as biografias resumidas de mais de 800 pioneiros. Isso tem sido a principal referência da primeira edição do Livro “Roraima – Nosso Orgulho – Dados e informações sobre o Estado de Roraima e seus municípios”, de autoria do deputado estadual Mecias de Jesus.

O livro foi lançado inicialmente em dezembro de 2017, no município de Caroebe e posteriormente, em todos os demais municípios de Roraima, finalizando no mês de junho em Boa Vista. Em todas as localidades, o lançamento reuniu familiares e amigos dos pioneiros para prestigiar a imortalização de seu legado contado no livro que estará disponível em breve para download em PDF.

Mecias relata que lançar a obra em cada município foi a maneira de prestigiar grande parte dos pioneiros ainda em vida, e os familiares dos que já faleceram, mas que tiveram suas histórias relatadas com muito carinho. “Podemos perceber a emoção dos parentes, mas, especialmente, dos pioneiros a quem entregamos um exemplar da obra e aproveitamos para agradecer pela sua contribuição ao Estado”, disse.

Durante o lançamento, já foi anunciada a segunda edição, e disponibilizado o e-mail: [email protected] e o WhatsApp +55 95 98801-6940 para recebimento de informações/sugestões a serem incluídas na obra. “Nossa pesquisa foi realizada em 2009, e certamente, muita gente merece ter sua história conhecida e contada em livro. A segunda edição vem justamente para sanarmos estas ausências na obra”, enfatiza.

Roraima Nosso Orgulho

A pesquisa inicial que resultou na elaboração do livro ocorreu no ano de 2009, quando Mecias Jesus presidia a Assembleia Legislativa, e por meio do “Programa Assembleia Itinerante“ realizou sessões solenes em todos os municípios de Roraima. “O objetivo foi ouvir as reivindicações da sociedade, mostrar as ações do legislativo estadual e reconhecer publicamente a importância do pioneirismo de centenas de brasileiros, e até gente de outros países no desbravamento de cada região do Estado”, disse.

Visitamos as pessoas, conversamos com elas, ouvimos os relatos de suas lutas e concedemos a estes pioneiros a comenda oficial do Legislativo roraimense, chamada de Orgulho De Roraima. À época, ficou definido que posteriormente a Assembleia homenagearia as figuras mais contemporâneas, estas que agora, terão suas histórias inseridas na obra.

“A satisfação de conviver, ainda que por alguns minutos, com cidadãos e cidadãs com 80, 90 e até 100 anos, como é o caso do Seu Daniel Sapateiro, de Boa Vista; do Waldizão, do Cantá; o Tácito Cunha, grande Guerreiro de Uiramutã; Arlindo Kommers e Pacaraima e tantos outros do interior foi gratificante e homenageá-los, foi uma grande honra ao longo da minha vida pública”, afirma.

Em todos os municípios, o evento reuniu autoridades, convidados especiais, incluindo personagens cujas histórias constam na primeira edição e comunidade. “Exemplares da obra também foram entregues para as instituições de ensino, públicas e privadas e para estudantes, uma vez que os dados atualizados, certamente, são temas a serem cobrados nos concursos públicos estaduais no que diz respeito à história de Roraima”, finalizou.