ENSINO SUPERIOR
Lista de aprovados no FIES deverá ser anunciada hoje
Por Ana Gabriela Gomes
Em 05/03/2018 às 01:15

Os interessados em participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) do primeiro semestre deste ano tiveram até as 23h59 de quarta-feira, 28, para se inscrever. Conforme calendário do programa, a relação de nomes será divulgada hoje, 5. Aos que se inscreveram, a orientação é estar atento ao resultado para não perder o prazo da inscrição. Em Roraima, as faculdades Cathedral e Estácio Atual participam do programa. 

No site do Fies, o aluno tem acesso à colocação em que se encontra e ao número de vagas disponíveis no curso escolhido. Em ordem classificatória, os candidatos têm prazo para finalizar a inscrição. Caso este prazo expire, o estudante é desclassificado, dando vez ao próximo da lista. “O acadêmico precisa acompanhar. É responsabilidade dele”, comentou o coordenador do Fies na Faculdade Cathedral, Samuel Menezes.

Criado pelo Governo Federal, o programa visa financiar a graduação no Ensino Superior de estudantes que não possuem condições de arcar com os custos da formação. Para participar, o estudante deve estar dentro da faixa de renda estabelecida pelo programa, não ter zerado na redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e ter média de pelo menos 450 pontos. No entanto, Menezes ressaltou que a pontuação não garante a vaga, só dá direito à inscrição.

Outra modalidade do financiamento é o P-Fies, ambas estruturadas em três faixas: a primeira para alunos com renda familiar bruta de até três salários mínimos; a segunda é voltada àqueles em que cada membro da família tenha renda de até cinco salários mínimos nas Regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste. Neste caso, os juros serão calculados em valor pouco acima da inflação.

Quem for pré-selecionado na modalidade Fies terá de 6 a 8 de março para complementar a inscrição. Para tirar dúvidas e obter mais informações sobre o calendário, o candidato pode acessar o site do Fies (fiesselecao.mec.gov.br).

PROUNI – Além do Fies, a Faculdade Cathedral também conta com o Programa Universidade Para Todos (Prouni), que objetiva promover acesso à educação a pessoas de renda baixa. Por meio dele, é possível conseguir bolsas integrais ou parciais para universidades ou faculdades particulares cadastradas no programa em todo o país. (A.G.G)

Não existem comentários. Seja o primeiro a comentar!