Política

Líder da oposição se proclama presidente da Venezuela

Após a declaração de Guaidó, o presidente do Brasil, do Canadá, da OEA, dos EUA, da Colômbia e do Paraguai anunciaram que o reconhecem como presidente interino da Venezuela

O presidente da Assembleia Nacional venezuelana Juan Guaidó, se autoproclamou “presidente encarregado da Venezuela” na tarde desta quarta-feira (23), visando uma saída do poder do presidente Nicolás Maduro, que enfrenta protestos em Caracas.

— Juro assumir formalmente as competências do Executivo Nacional como o presidente encarregado da Venezuela para conseguir o cessar da usurpação, um governo de transição e ter eleições livres — manifestou Guaidó da tribuna, com a mão erguida.

Mais cedo, o Tribunal Supremo de Justiça (TSJ) venezuelano tinha determinado ao Ministério Público que investigasse criminalmente os integrantes do Parlamento, de maioria opositora, ao acusá-lo de usurpar as funções do presidente Nicolás Maduro, anunciou a corte.

— Exorta-se ao Ministério Público, ante a objetiva materialização de condutas constitutivas de tipos delitivos (…), para que de forma imediata proceda a determinar as responsabilidades dos integrantes da Assembleia Nacional — destacou o TSJ em uma declaração lida à imprensa.

Após a declaração de Guaidó, o presidente do Brasil, do Canadá, da OEA, dos EUA, da Colômbia e do Paraguai anunciaram que o reconhecem como presidente interino da Venezuela. Maduro ainda não se pronunciou.

“O Brasil reconhece o Senhor Juan Guaidó como Presidente Encarregado da Venezuela”, acrescentando que “apoiará política e economicamente o processo de transição para que a democracia e a paz social voltem” disse o Itamaraty por meio de nota.

Fonte: GZH

Publicidade