Cotidiano

Lago dos Americanos, no Parque Anauá, é impróprio para banho

Local é considerado ecológico e tem apenas a finalidade de ser ornamental; Placas serão colocadas para evitar prática

Durante os finais de semana, centenas de famílias lotam os gramados e calçadas do Parque Anauá para as mais diversas opções de atividades: piqueniques, encontros ou apenas para relaxar. Considerado o maior parque da região Norte, inúmeras foram as mudanças que ocorreram na forma de utilizar o local, algumas foram deixadas de lado e outras parecem ressurgir nos últimos tempos, mas é preciso estar atento a algumas práticas que podem ser prejudiciais à saúde.

Tomar banho no Lago dos Americanos não é uma prática permitida pela Secretaria de Cultura, responsável pela administração do Parque Anauá, pois é um local ecológico e tem apenas a finalidade ornamental. O Corpo de Bombeiros ressaltou também que o lago não pode ser utilizado como balneário por não ter equipes de guarda-vidas deslocadas para prevenir afogamentos. 

De acordo com o tenente Assis Santos, as equipes são disponibilizadas apenas quando tem algum evento grande dentro do parque, justamente para evitar que alguém entre no lago. O Corpo de Bombeiros não foi notificado recentemente de pessoas que estariam tomando banho no local, mas, com as novas informações, iria enviar uma equipe para verificar a situação e orientar os banhistas.

“Na semana passada, nós fizemos uma vistoria nele e a gente não fez análise da água, mas verificamos que lá tem muito mato. A água aparentemente não é uma água que esteja própria para o banho. Existe poluição visível e capins que podem gerar alguma irritação na pele. A gente não orienta nenhum cidadão a fazer utilização daquelas águas para não ter nenhum problema de irritação na pele ou sofrer um afogamento no local”, afirmou.

O tenente orientou que, nesse caso, a melhor opção é evitar o banho no lago e procurar outros balneários para que possa aproveitar os dias. “Orientamos justamente para evitar esses problemas de pele e que as pessoas acabam também, mesmo que sem querer, ingerindo um pouco dessa água e isso pode trazer outros problemas de saúde, dessa vez, interno”, salientou.

A Secretaria de Cultura informou também que, ainda nesta semana vai providenciar a confecção de placas para serem colocadas no local, com o intuito de alertar os visitantes e restringir o acesso aos banhistas. Sobre a possibilidade de uma equipe fixa no local, o Corpo de Bombeiros espera uma orientação da administração do Parque Anauá para saber se é necessário.

Água do Lago dos Americanos não é contaminada, diz bióloga

A professora do Centro de Estudos da Biodiversidade (CBIO) da Universidade Federal de Roraima (UFRR), bióloga Núbia Abrantes Gomes, garante que a água do Lago dos Americanos não é contaminada. Ela tem acompanhando o local há décadas e afirma que existe apenas a poluição visual, que são garrafas de plásticos e outros materiais encontrados no local. 

“Nem toda poluição é contaminação. Contaminação é quando tem microrganismos, agrotóxicos, mercúrio, isso é contaminação. É prejudicial ao homem que não tem como ir lá e revirar. No caso da poluição visual, a garrafa PET que você tira e não contamina a água”, afirmou.

Segundo a bióloga, há algumas plantas no lago que são necessárias para a recuperação das águas e para que o lago não seque totalmente, e que essas plantas não são prejudiciais à saúde.  “É uma proteção natural que demora. Em 1992, quando aumentaram a área do lago, ficou um bom tempo seco, depois começou a criar de novo. Hoje o lago fica cheio o ano todo, ele até seca, mas não muito. Quando começa a mexer, tira a proteção natural dele”, completou.

Núbia finalizou dizendo que faz atividades com os alunos para saber a qualidade da água do Lago dos Americanos, e, até o momento, os resultados encontrados são de uma água transparente e sem odor, visualmente sem contaminação. Porém, ela confessa que uma análise aprofundada não é feita há alguns anos. (A.P.L)

Publicidade