Cotidiano

Jubileu de Ouro do GEC reúne ex-alunos e formandos

Os estudantes do 9º ano e os alunos formados em 1968 pela instituição se uniram para troca de experiências e memórias

O 8º Encontro dos Ex-alunos do Ginásio Euclides da Cunha (GEC) reuniu estudantes formados em 1968 e aqueles do 9º ano da instituição, prestes a colar grau em 2018. A união das turmas com mais de 50 anos de diferença entre elas foi pensada para a troca de experiências e memórias vividas na instituição.

A união aconteceu na sexta-feira, 7, durante a comemoração do Jubileu de Ouro da turma de formandos de 1968, evento que já faz parte do calendário da Escola e da Associação dos Ex-alunos do GEC (AEEC).

A freira Janete Cruz, graduada em 1968, veio de Moçambique, na África, para participar do evento. Ela, que mora no estrangeiro há mais de 30 anos, não visitava o Estado há 25 anos e preferiu combinar a sua vinda para rever os antigos colegas de sala.

“Para mim, esse momento foi muito significativo na questão do relacionamento humano, da amizade. Acho que é fundamental criarmos esses laços para vivermos felizes. Voltar e ver o seu passado e partilhar é uma sensação muito bonita”, explicou.

Para Janete, a mensagem que a turma pode deixar para a juventude é que eles não percam a dimensão de amizade, fraternidade e solidariedade com seus pares. “Manter o caminho de relacionamentos unidos é muito mais precioso para conquistar um futuro melhor”, pontuou.

Já para outro formando, o servidor público federal Francisco Canuto, com essa troca de experiências os alunos podem aprender com os mais velhos e também a turma de 1968 pode adquirir novos conhecimentos.

A freira Janete Vieira aproveitou as férias e veio do Moçambique, na África, para participar do Jubileu de Ouro e rever os colegas de sala (Foto: Wenderson Cabral/Folha BV)

“Acredito que eles podem aprender com a nossa simplicidade e também com as nossas vivências profissionais, nossas carreiras universitárias. Toda essa energia que eles passam para a gente, do saber da informática e nas redes sociais, eles estão um passo adiante nesse aspecto”, afirmou.

TURMA DE 2018 – A estudante Jordana de Castro, do 9º ano, foi responsável pela leitura de uma homenagem aos ex-alunos. Na ocasião, a jovem procurou abordar as memórias conquistadas na época da escola.

“Com essa reunião eu pude escutar e agradecer a eles todos os ensinamentos que eles nos passam com as lembranças que eles dão. Tudo o que eles falaram trouxe alguma coisa para a gente”, disse. “Tento tirar o melhor disso para levar a minha vida, para conseguir seguir o meu caminho da melhor forma possível”, acrescentou.

A aluna do 9º ano, Beatriz Souza, afirma que a escola auxiliou na aquisição de conhecimento, mas também para o seu crescimento pessoal, pois, conseguiu aprender sobre o respeito e a convivência ao longo dos anos de estudo.

“Nós aprendemos muitas coisas, a respeitar, a conviver. Amadurecemos com a diferença um dos outros. Ouvindo a turma de 1968 passamos por um novo aprendizado, então, o sentimento que quero levar de tudo isso é de gratidão. Quero que a gente aprenda com eles e também chegue ao nosso Jubileu de Ouro para passar as nossas experiências para os mais jovens”, afirmou.

8º ENCONTRO – O Jubileu de Ouro de 2018 contou com uma programação extensa com apresentação de palestras para os formandos ministradas pelos ex-alunos do Jubileu, uma missa de ação de Graças aos homenageados in memoriam, a entrega dos Certificados de Participação do encontro, entrega de brindes, passeio pelas dependências do GEC, inauguração da placa com o nome dos alunos da turma de 1968 e uma festa de encerramento.