Cotidiano

Jovem pesquisador irá representar Roraima em evento internacional

Com o projeto de eletrocardiógrafo para registrar atividades cardíacas, aluno será o único roraimense no evento

Com apenas 18 anos, Kaio Leonardo Araújo já começa a preparar as malas para ser a face roraimense na maior feira de tecnologia da América Latina. O jovem pesquisador desenvolveu um projeto que apresenta um protótipo portátil de um eletrocardiógrafo, utilizado para registrar a atividade do coração e diagnosticar possíveis arritmias cardíacas.

A ideia surgiu há um ano, quando se tornou bolsista do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFRR), teve suporte de um professor especialista em engenharia biomédica e viu a oportunidade de dar início ao projeto. No desenvolvimento da atividade, conseguiu a aprovação na 33ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (Mostratec), que ocorrerá na cidade de Novo Hamburgo, no Rio Grande do Sul.

Segundo o aluno, toda parte teórica e escrita do projeto já está finalizada e pronta para ser apresentada. Na parte física, Araújo fez um modelo e também no computador. Por conta do Conselho de Ética, a pesquisa ainda não pode ser testada em seres humanos, mas graças a uma parceria com um colega de instituição, do Curso de Enfermagem, conseguiu fazer testes em um simulador de paciente.

“Para que eu veja que o meu aparelho está funcionando normalmente, eu testei no simulador de paciente humano que temos. Ele retrata um humano perfeito, faz toda a simulação. Até o momento todos os resultados foram positivos”, comemorou. Ainda de acordo com o estudante, após a apresentação na Mostratec, a proposta é aperfeiçoar o produto e levar para comunidades indígenas do estado.

Em um primeiro momento, a ideia é deixar que o projeto fique cada vez mais acessível para quem fizer o uso do eletrocardiógrafo. Dentre as principais dificuldades que encontrou durante o processo para realizar o projeto foi conseguir peças específicas para o aparelho. “A questão de conteúdo, a gente já acha alguns parecidos e é uma área que professor tem uma facilidade e me ajuda”, completou.

PRODÍGIO – Ao submeter o projeto para a Mostratec, o estudante não fazia ideia da dimensão que iria se deparar quando recebeu o aval para apresentação. Foi apenas pesquisando vídeos e informações na internet que conseguiu perceber a importância de apresentar um projeto em um evento tão grande.

“É um evento muito grande, com mais de 20 países. Estou preparando toda a apresentação para representar o estado bem, a expectativa é boa”, revelou. O aluno destacou que já possui outros projetos apresentados e que pretende dar continuidade nos equipamentos desenvolvidos.

Kaio foi campeão estadual de robótica no ano passado e, em novembro deste ano, o pesquisador irá representar o estado na Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) com carros-robôs. Ele destacou também que não pensa em parar no ramo da pesquisa que envolve a eletrônica e a área de saúde.

MOSTRATEC – A Mostratec reúne jovens cientistas entre 14 a 20 anos de idade de todos os estados brasileiros e do Distrito Federal, com jovens cientistas do ensino fundamental, médio e técnico. Nesta edição da feira, serão apresentados 755 projetos divididos entre 420 na Mostratec com estudantes do Ensino Médio e Técnico e 335 na Mostratec Júnior, divididos em alunos do Ensino Fundamental com 263 projetos e da Educação Infantil com 72 projetos, distribuídos em 13 diferentes áreas. (A.P.L.)

O evento terá representantes de 22 países e de todos os estados brasileiros. A Fundação Escola Técnica Liberato Salzano Vieira da Cunha, organizadora do evento, estima receber mais de 30 mil visitantes nos três dias do evento. (A.P.L)