Política

Jalser é reeleito presidente da Assembleia com 15 votos

Chapa liderada pelo deputado Jalser Renier foi eleita com 15 votos a favor contra 8 do concorrente, o deputado Soldado Sampaio

O deputado estadual Jalser Renier (SD) foi reeleito para presidir a Assembleia Legislativa de Roraima pelo biênio 2019-2020, conforme antecipou a Folha em levantamento publicado na semana passada. Pela primeira vez, a votação foi aberta, em cumprimento a uma decisão judicial.

A eleição ocorreu com candidaturas avulsas pelo fato de a oposição não ter conseguido montar uma chapa única para concorrer a todos os cargos. Jalser obteve 15 votos. Soldado Sampaio (PCdB) , que lançou a candidatura avulsa, teve 8. Ninguém votou branco e nulo.

“É natural no processo democrático ter dois lados e isso dá legitimidade à Mesa Diretora. Ganhar por W.O. não fomenta a democracia. Apresentei minha candidatura como parte natural do processo. Sou um democrata e respeito a maioria. A Assembleia é que vai dar o tom para superar a crise que o Estado passa e por isso resolvi ser candidato” explicou Sampaio.

Com o deputado Jalser, foram eleitos para a Mesa Diretora como 1° vice-presidente o deputado Jânio Xingu, concorrendo com candidatura avulsa contra o deputado Gabriel Picanço e ganhando por 15 votos a 8. A Chapa 1 concorreu como única e também teve os mesmos 15 votos. Oito deputados votaram contra.

Foram eleitos 2° e 3° vices, respectivamente, os deputados Jeferson Alves e Odilon filho; como 1° secretário foi eleito Chico Mozart; para 2° secretário, Marcelo Cabral; para 3ª secretária, Catarina Guerra. A 4ª secretária é a deputada Lenir Rodrigues. O deputado Renato Silva foi eleito corregedor da Casa Legislativa.

Veja como ficou a votação:

JALSER RENIER

SOLDADO SAMPAIO

Jalser Renier (SD)

Soldado Sampaio (PCdoB)

Xingu (PSB)

Aurelina Medeiros (PODE)

Lenir Rodrigues (PPS)

Jorge Everton (MDB)

Chico Mozart (PRP)

Tayla Peres (PRTB)

Jeferson Alves (PTB)

Gabriel Picanço (PRB)

Catarina Guerra (SD)

Coronel Chagas (PRTB)

Diego Coelho (PTC)

Nilton do Sindpol (PATRI)

Brito Bezerra (PP)

Eder Lourinho (PTC)

Renato Silva (PRB)

Neto Loureiro (PMB)

Evangelista Siqueira (PT)

Renan Filho (PRB)

Betânia Medeiros (PV)

Odilon (PATRI)

Marcelo Cabral (MDB)

Ione Pedroso (SD) NÃO VOTOU

Votação para recondução da Mesa Diretora é deixada para fevereiro

Logo após tomar posse e discursar em plenário pela primeira vez como presidente reeleito, Jalser Renier chegou a anunciar o processo de convocação de sessão extraordinária para recondução da presidência para o biênio 2021 e 2022, mas terminou aceitando sugestão do deputado Soldado Sampaio que pediu pelo adiamento da medida devido à falta de um comunicado por escrito aos parlamentares. Jalser encaminhou a votação para fevereiro, quando retornam as atividades na Assembleia.

Jalser afirma que não fará oposição radical ao governo

Jalser deixou claro na coletiva à imprensa após a eleição que buscará a harmonia entre os Poderes e que não criará obstáculos que impeçam a governança. “Não seremos o presidente da bancada de apoio ao governo nem da oposição radical. Seguiremos firmes no propósito de trabalhar conforme a vontade da maioria, atuando com autonomia e independência para que as propostas sejam apreciadas e encaminhadas de acordo com os resultados positivos para o povo”, observou.

Para ele, a Assembleia não é de oposição nem de situação, mas tem a obrigação de fazer o melhor pelo Estado e pelo povo de Roraima. “Você não pode fazer uma oposição de algo que ainda não começou. É preciso conhecer a boa vontade do governo, o que tem para passar para população”.

O novo presidente explicou que até o momento não chegou nenhum projeto à Assembleia Legislativa no tocante à reformulação administrativa do governo. “Vamos analisar pontualmente caso acaso, e não vamos mexer em direito adquirido dos servidores. Vamos conversar, evoluir o que for para evoluir e negociar o que for para negociar, desde que o grande beneficiado seja a população”.

É preciso respeito às minorias, diz Soldado Sampaio após eleição

O deputado Soldado Sampaio (PCdB), que recebeu oito votos dos colegas, descartou por enquanto ser apontado como líder do governo Denarium na Assembleia. Ele disse que se sente tranquilo com o resultado da eleição e que em um processo eleitoral tem que prevalecer a vontade da maioria.

“Agora, você também se consolida com respeito às minorias, então, eu acredito que o deputado, ao ser eleito pela maioria da Casa, deve conduzir com apoio da maioria, mas respeitando as minorias”, afirmou.

Ele disse acreditar que sua candidatura era a melhor dentro do novo contexto da Assembleia de intermediadora das negociações e discussões com o Poder Executivo. “Precisamos construir um grande pacto e, do meu ponto de vista, eu apresentava as melhores condições de conduzir esse processo,visto que a atual Mesa Diretora não tem uma construção harmônica com o Executivo.”