Cotidiano

Internos são transferidos para quartel da Polícia Militar

Adolescentes ficarão em área do Corpo de Bombeiros que fica dentro do quartel do Comando do Policiamento da Capital (CPC), da Polícia Militar

Treze adolescentes internos do Centro Socioeducativo Homero de Souza Cruz Filho (CSE) foram transferidos do Centro de Ensino e Instruções do Corpo de Bombeiros (CEIB), no bairro 31 de Março, para uma instalação do Corpo de Bombeiros dentro do Comando de Policiamento da Capital (CPC) da Polícia Militar, no Centro, no início da tarde de ontem, 3. 

A Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejuc) informou que a medida foi autorizada pela Vara da Infância e Juventude, com validade até o dia 15 de outubro. 

A transferência ocorreu devido pedido, por parte do Corpo de Bombeiros Militar de Roraima (CBMRR), de que o Centro de Ensino fosse liberado para a realização de cursos para formação de sargento, habilitações especiais e aperfeiçoamento de sargentos. Segundo o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Doriedson Ribeiro, o pedido foi encaminhado para a Sejuc, que requisitou a transferência à 2ª Vara da Infância e Juventude da Comarca de Boa Vista. 

“Voltaremos a efetuar cursos na nossa instalação do 31 de março. Fizemos um acordo de cooperação com a Polícia Militar para que isso fosse possível. A Sejuc, após tomar conhecimento, requisitou autorização por parte de juiz, que foi concedida. Estivemos trabalhando na estrutura do local e ele está pronto para que, já na segunda-feira, 8, os cursos comecem”, afirmou. 

Doriedson também destacou que a transferência dos internos faz com que os moradores do bairro 31 de Março fiquem mais tranquilos em relação à segurança, uma vez que foi registrada a fuga de parte dos adolescentes do CEIB, que foram recapturados no mesmo dia, em 29 de agosto. 

“Sabemos que esse é um ato que traz benefícios não apenas para nós, mas também para os moradores do bairro. Soubemos que eles criticam bastante a presença dos menores por lá e que a sensação de insegurança afetou o bairro 31 de março. Então, esse é um ato que de certa forma também atende a um apelo daquela população”, comentou. 

Conforme aponta a decisão judicial, assinada pelo juiz Marcelo Lima de Oliveira, a transferência de internos para o bairro 31 de Março ocorreu para que haja a execução de reforma no CSE. O prazo final, a princípio, seria da permanência dos jovens no local até o dia 31 de outubro. O parecer do Ministério Público também indicou como favorável a transferência, contanto que seguisse os seguintes critérios: “que a autoridade administrativa adote medidas para garantir a segurança externa e interna do sistema, principalmente reforço na grade e maior número de agentes fiscalizadores. Além disso, assegure o acesso à educação, saúde e curso profissionalizante”, diz. 

Sobre a reforma do CSE em si, a decisão destaca que as obras estão ocorrendo, apesar de estarem em ritmo lento. Um novo cronograma teria sido apresentado pelo Governo do Estado para dar celeridade às obras, mas não foram divulgados maiores detalhes. “Houve entrega parcial das obras do bloco A, ainda que se mantenham diversos problemas atinentes à questão hidráulica/sanitária. As obras do Bloco B foram reiniciadas semana passada, conforme novo cronograma apresentado pelo Estado”, afirma trecho da decisão. (P.B)