Polícia

Integrantes de facção são suspeitos de assalto a banco

Suspeitos são foragidos da Cadeia Pública de Boa Vista e teriam assaltado uma agência de banco cooperativo na semana passada

Uma agência do Banco do Brasil que fica localizada na avenida Ville Roy, bairro São Francisco, zona norte de Boa Vista, foi alvo de um assalto planejado por foragidos do sistema prisional.

O fato aconteceu na manhã de ontem, dia 24, ocasião em que seguranças, clientes e funcionários foram rendidos pelo bando. Uma alta quantia em dinheiro ainda não divulgada foi levada pelos bandidos.

Uma testemunha contou que os indivíduos entraram no estabelecimento se passando por clientes, um deles sentou no sofá, mas estava em atitude suspeita.

Ele se levantou e tomou a arma de um segurança. Com as duas armas em punho, o criminoso anunciou o assalto e pediu que todos deitassem no chão e que permanecessem de cabeça baixa.

“Ele disse que ninguém seria ferido e os outros dois começaram a andar armados, foram para o caixa interno e pegaram muito dinheiro dentro de uma espécie de sacola”, contou a testemunha.

Um vídeo mostra a ação dos criminosos, principalmente a hora em que eles obrigam os funcionários a depositarem o dinheiro dentro do malote. Toda a ação não durou mais que cinco minutos.

“Foi muito rápido. Eles chegaram com calma, disfarçados e depois de tudo foram embora. Nós, clientes, não fomos roubados. Eles queriam mesmo era o dinheiro do banco”, concluiu a testemunha.      

O trio fugiu em um veículo modelo Fiat/Pálio Weekend, cor azul, mas os dados da placa não foram anotados por nenhum popular, o que facilitaria nas buscas. Além disso, um quarto elemento que compõe a quadrilha aguardou do lado de fora, dentro do veículo, pronto para a fuga.

O presidente do Sindicato dos Bancários do Estado de Roraima, Adauto Andrade, compareceu ao local do crime após ter sido informado sobre o fato, mas que não tinha detalhes e o caso estava sob os cuidados da Polícia.

“Isso já era previsto no Estado. O índice de violência, de roubos e furtos está aumentando muito. Tem que ser tomada uma providência, principalmente em relação aos bancários que trabalham com muitos numerários, a segurança tem que ser aumentada por parte dos bancos, que têm tirado as portas giratórias e com isso facilita a entrada de assaltantes. A porta giratória inibe e trava caso queriam entrar com metal, mas escancarada do jeito que estão agora, e os bancos conseguiram isso, corremos risco do trabalhador perder a vida”, destacou.

O sindicalista destacou que a Diretoria teve uma reunião com a Polícia Federal para verificar o que pode ser feito, mas os bancos precisam atender a cinco itens para estar amparados.

“A legislação deu margem para tirar a porta giratória que era um dos itens de segurança exigidos. Não é culpa do banco”, disse Andrade. 

SUSPENSÃO DE ATIVIDADES – Por conta do ocorrido, todas as atividades previstas na agência foram suspensas ontem, segundo informou a Superintendência Regional do Banco do Brasil.

“O Banco do Brasil informa que colabora com as investigações e que mais detalhes sobre o andamento do assunto são de responsabilidade do órgão ou delegacia responsável. Cerca de 60 pessoas estavam no interior da agência no momento da invasão. A unidade não abre nesta segunda-feira, 24, e não há previsão de normalização no atendimento”, informou o BB, em nota.

Ainda segundo o órgão, não houve feridos na ação, mas os funcionários aparentavam estar bem abalados com o ocorrido. “O BB informa ainda que presta apoio necessário aos funcionários, por meio do programa interno de atendimento às vítimas de assaltos/sequestros”, complementou. (J.B)

Suspeitos são foragidos da Cadeia Pública

Anderson Maxsuelle Dias Mafra, vulgo “Gongo” ou “Playboy”; Bruno Almeida da Silva, vulgo “Sarapó”; e Elivandro Batista Ferreira, o “Vandrinho” foram reconhecidos como autores do crime

Ainda na manhã de ontem, dia 24, policiais que tiveram acesso às câmeras de segurança e analisaram as imagens do circuito interno concluíram que o bando que assaltou a agência do Banco do Brasil foi o mesmo que assaltou um banco cooperativo na manhã da quinta-feira da semana passada, dia 20, quando levaram R$ 54,5 mil.

O veículo usado no primeiro crime foi o mesmo usado pelos bandidos ontem, um Fiat/Pálio Weekend, cor azul. Os integrantes do bando são membros de uma facção criminosa predominante na Cadeia Pública de Boa Vista (CPBV) e estão entre os mais de 40 que fugiram por um buraco feito na muralha, na madrugada do dia 20 de agosto deste ano. O bando de assaltantes de banco é composto por Anderson Maxsuelle Dias Mafra, vulgo “Gongo” ou “Playboy”; Bruno Almeida da Silva, vulgo “Sarapó”; e Elivandro Batista Ferreira, o “Vandrinho”.

CARACTERÍSTICAS – De acordo com os dados da Divisão de Inteligência e Captura da Secretaria Estadual de Justiça e Cidadania (Dicap/Sejuc), o foragido Anderson Maxsuelle Dias Mafra pode ser reconhecido pelas tatuagens de lagarto, no braço direito e de flores em montagem nas costas, além de ter uma cicatriz na coxa. Ele foi preso por compor organização criminosa, como prevê o art. 2º da Lei 12.850/13.

Já Bruno Almeida da Silva, vulgo “Sarapó”, tem as seguintes tatuagens: uma carpa nas costas; o nome “Talia Ketlen” nas costelas e uma cicatriz na mão direita. Ele foi preso pela prática dos crimes de homicídio, organização criminosa e tráfico de drogas.

Elivandro Batista Ferreira, o “Vandrinho”, é um dos líderes de uma facção criminosa que havia sido transferido do Presídio Federal de Mossoró (RN) para Roraima em março deste ano, responde pelos crimes de homicídio e por organização criminosa e tem uma tatuagem no braço com o nome “Pitbull”.

Até o começo da noite de ontem, os criminosos ainda não tinham sido presos. Quem tiver informações que possam levar as forças de segurança do Estado ao paradeiro dos assaltantes e foragidos, deve entrar em contato com a Polícia Militar por meio do número 190 ou com a Divisão de Inteligência e Captura (Dicap), por meio dos telefones 08002780130 ou 99139-9529 (WhatsApp). (J.B)