Cotidiano

Insegurança é um dos principais problemas no Caimbé, apontam moradores

Sessão itinerante da Câmara Municipal de Boa Vista reuniu cerca de 300 moradores

A primeira sessão itinerante da Câmara Municipal de Boa Vista deste ano aconteceu na noite dessa quinta-feira (22), na rua Velho Dandão, ao lado da praça do bairro Caimbé, e reuniu cerca de 300 moradores da região que reivindicaram mais segurança e atenção do Poder Público para a região da capital.

Proposta pela vereadora Mirian Reis (PHS), a sessão teve o intuito de ouvir os moradores daquele bairro sobre as problemáticas enfrentadas no cotidiano, como o relatoda autônoma M.F.S, que pediu para não ser identificada,  mas apontou o aumento da prostituição, assaltos e insegurança de andar pelas ruas após às 19h. “Começa cedo da noite, os ‘caras’ param a gente no meio da rua. As mulheres andam quase nuas na rua. Olha, está cada dia pior!”, comentou.

Segundo ela, muitos moradores começaram a vender suas casas, a exemplo dela própria, que colocou seu imóvel para venda.

A servidora pública R.N., que também preferiu não se identificar, contou que as dificuldades no bairro são inúmeras, mas a violência chama mais atenção ao devido seu expressivo crescimento. “A prostituição, o uso de drogas, a violência, os assaltos. Hoje a gente, para viver, tem que viver trancada, a gente não tem acesso nem as nossas próprias calcadas, está muito difícil. Nossos filhos não podem sair para rua, para levar à escola está difícil”, citou.Ela pede a união dos órgãos públicos e autoridades competentes para resolver essa problemática, além de controlar a imigração.

Ela relatou que recentemente dois venezuelanos praticaram um assalto e foram pegos por populares, tendo que intervir para cessar o espancamento. “Sabemos que não podemos fazer a justiça com as próprias mãos, mas a população não aguenta mais”, lamentou.

No decorrer do evento, o microfone foi aberto para que populares pudessem falar. Um deles relatou aos parlamentares que muitos terrenos baldios da região estão sendo usados pelo tráfico de drogas e prostituição. Sugeriu para que os vereadores apresentassem um projeto de lei para redução no IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de quem usasse esse espaço para projetos comunitários, como hortas.

Todos os levantamentos apresentados durante a sessão itinerante foram registrados em ata. Conforme a vereadora Mirian Reis, a motivação para este encontro surgiu após percorrer as ruas do bairro e conversar com os moradores. “O que mais ouvimos é a questão da prostituição e atentado violento ao pudor. Então, pedimos uma soluçãourgente dos órgãos competentes”, disse. O próximo passo, destacou a vereadora, será encaminhar a ata, em forma de relatório, aos órgãos competentes. Além disso, será formada uma comissão especial dentro da Casa para tratar da crise migratória em Boa Vista.

Para o vereador Manoel Neves (PRB), é muito importante que os parlamentares estejam próximos a população. Em conversa com residentes, enfatizou que o desejo de muitos ali tem sido se desfazer de imóveis na preocupação de procurar um ambiente mais seguro. “Atendi a um casal que colocou a casa deles à venda e muitos aqui não estão conseguindo vender, muitos colocam para aluguel e não conseguem, muitos estão se desfazendo dos seus bens devido a essa problemática”, frisou.