Cotidiano

Inscrições para o Fies começam na próxima segunda

Segundo o MEC, a lista de pré-selecionados deve ser divulgada no dia 27

Estudantes interessados no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) devem ficar atentos. O prazo de inscrição para as vagas deste segundo semestre começa já na próxima segunda-feira, 16, e vão até o domingo, 22.

De acordo com o edital publicado essa semana pelo Ministério da Educação (MEC), as inscrições serão feitas somente pelo site do Fies. Podem concorrer as vagas os estudantes que participaram no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2010, com nota igual ou superior 450 pontos e que não tenham zerado a prova de redação.

Vale lembra que esse ano o programa foi dividido em três modalidades. A primeira delas é voltada para candidatos com renda mensal de três salários mínimos. Neste caso, o financiamento é feito diretamente pelo Governo, com custo zero.

“O programa tem o auxílio do Fundo Garantidor, composto por verbas da União e das Instituições de Ensino. O financiamento, nesse caso, é de, no mínimo, 50% do curso e, no máximo, R$ 42 mil por semestre. O estudante começará a pagar as prestações respeitando o seu limite de renda”, explica o Mec.

Já as modalidades restantes, chamadas de Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies), são voltadas para candidatos com renda de três a cinco salários mínimos. Ambas são ofertadas pelas instituições financeiras.

PRAZO – Segundo o Mec, a lista de pré-selecionados deve ser publicada no dia 27. O candidato terá até o dia 31 para complementar documentação que vai formalizar a assinatura do contrato. Finalizada essa etapa, o estudante terá ainda cinco dias para comprovar as informações junto a uma comissão, para em seguida comparecer ao agente financiador.

No caso dos estudantes inscritos no P-Fies, não haverá lista de espera. Os demais interessados podem manifestar interesse no período de dia 1º a 24 de agosto.

Fonte: Ministério da Educação (MEC).